SóProvas


ID
2425198
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o alojamento conjunto, leia as frases e a seguir assinale a alternativa correta.

I. Após a finalização dos procedimentos de sala de parto, a mãe, junto com o RN, deve ir para um local dentro da maternidade que permita a eles ficarem juntos 24 horas por dia até a alta hospitalar.

II. É facultado ao hospital a manter alojamento conjunto em suas instalações.

III. Existência de lei que garante às parturientes o direito à presença de acompanhante, indicado por ela, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato (até dez dias após o parto).

IV. Para permanência junto com a mãe, o recém-nascido deve apresentar boa vitalidade, capacidade de sucção e controle térmico, devendo obrigatoriamente ter mais de 3.000g, mais de 37 semanas de gestação e índice de Apgar maior que nove no quinto minuto.

Alternativas
Comentários
  • O Alojamento Conjunto é o local em que a mulher e o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanecem juntos, em tempo integral, até a alta. Ele possibilita a atenção integral à saúde da mulher e do recém-nascido, por parte do serviço de saúde. Portanto a primeira afirmativa está correta.

    Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe. Portanto a segunda afirmativa é falsa.

    O acompanhante deve participar do atendimento sempre que for possível e adequado. O atendimento à criança no alojamento conjunto é uma excelente oportunidade para conversar com os familiares e estimulá-los a apoiar a mãe.  O direito a acompanhante é de livre escolha, durante toda a internação e a receber visitas diárias, inclusive de filhos menores. Porém, a lei não diz nada sobre o período de 10 dias após o parto, mesmo porque a puérpera, normalmente, permanece internada por um período de 48h pós-parto. Terceira afirmativa é falsa.

    O Alojamento Conjunto destina-se a mulheres clinicamente estáveis e sem contraindicações para a permanência junto ao seu bebê. Recém-nascidos clinicamente estáveis, com boa vitalidade, capacidade de sucção e controle térmico; peso maior ou igual a 1800 gramas e idade gestacional maior ou igual a 34 semanas. Recém-nascidos com acometimentos sem gravidade, como por exemplo: icterícia, necessitando de fototerapia, malformações menores, investigação de infecções congênitas sem acometimento clínico, com ou sem microcefalia; e recém-nascidos em complementação de antibioticoterapia para tratamento de sífilis ou sepse neonatal após estabilização clínica na UTI ou UCI neonatal. A última afirmativa é falsa.


    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/p...

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.


  • O gabarito está errado. A lei garante:
    Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

    LEI Nº 11.108, DE 7 DE ABRIL DE 2005.

    Considerando que o pós-parto imediato é de 10 dias (fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd04_13.pdf),

    o item Cestá correto. 
     

  • PORTARIA Nº 2.418, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2005

    Art. 1º Regulamentar, em conformidade com o art. 1º da Lei nº 11.108, de 7 de abril de 2005, a presença de acompanhante para mulheres em trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nos hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.

    § 1º Para efeito desta Portaria entende-se o pós–parto imediato como o período que abrange 10 dias após o parto, salvo intercorrências, a critério médico.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2005/prt2418_02_12_2005.html

    Questão passível de anulação. IBFC sendo IBFC..

  • Letra D é a alternativa correta, pois neste caso deve-se ater à redação da Lei, que dispõe que " Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato." O enunciado não menciona o período de até 10 dias. Portanto, o item III está ERRADO!

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11108.htm

  • Questão passivel de anulação!! Alternativa certa seria letra C

  • A palavra "até " tornou o item III errado, logo o gabarito está correto. Apenas I está correto!

  • Item correto:

    I. Após a finalização dos procedimentos de sala de parto, a mãe, junto com o RN, deve ir para um local dentro da maternidade que permita a eles ficarem juntos 24 horas por dia até a alta hospitalar.

  • A puérpera pode vir a precisar ficar por mais de 10 dias interna.. sendo assim, no 11º ela não teria direito a acompanhante??? claro que não.. portanto, intem III ERRADO!

  • Questões mal formuladas!! Ninguém merece.

  • O que é o pós-parto imediato?

    É o período de tempo que decorre após o nascimento do bebê . Para fins de cobertura de um acompanhante da paciente, nos planos com cobertura hospitalar com obstetrícia contratados a partir de 2/1/1999 e antigos que foram adaptados à Lei 9656/1998, a gestante terá direito ao acompanhante durante o pré-parto, parto e pós-parto imediato, entendido como o período que abrange 10 (dez) dias após o parto, salvo intercorrências, a critério médico.