SóProvas


ID
2426383
Banca
IDECAN
Órgão
CREFITO-8ª Região(PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sabe-se que um dos comprometimentos mais evidentes no envelhecimento refere-se à marcha do idoso. Acerca dos itens que o fiscal fisioterapeuta deve considerar ao avaliar um paciente nestas condições, analise.

I. A visão também engloba a marcha para monitorar a velocidade do movimento, direção, mantendo também o equilíbrio e fornecendo informações proprioceptivas aos músculos, articulações e pele. Basicamente, a marcha é o processo de transferência do centro de gravidade de um pé para outro, em sucessivas perdas de equilíbrio.

II. As modificações apresentadas são diminuição da rotação pélvica e do joelho, devido à diminuição da flexibilidade, e perda do balanço normal dos membros superiores, com isso esses indivíduos apresentam passos mais largos e curtos, usam por menos tempo o apoio unipodal, andam com a pelve rodada anteriormente, os pés se apresentam rodados para fora. É comum, também, nessa faixa etária, a cifose torácica. Na fase final de apoio dos pés, a flexão plantar sofre diminuição.

III. Uma hipótese sugestiva é que os idosos não aumentam o comprimento de suas passadas porque eles apresentam-se menos flexíveis, ou pelo fato de seu equilíbrio estar de alguma maneira comprometido. Aumentar o comprimento da passada exige um equilíbrio maior, pois diminuiu o tempo de apoio duplo dos pés. Pode-se dizer, também, que os indivíduos idosos adotam os passos mais curtos, pois a resistência dos músculos mais fracos nos membros inferiores é maximizada com esses passos e, praticamente, não apresentam custo de energia.

Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Senescência: É considerada fase normal da vida de um indivíduo de maneira natural e saudável. Incia-se geralmente após os 65 anos e não manifesta nenhum quadro de doença, não ocorrendo distúrbios de conduta e comportamento.

     

    Senilidade: É o envelhecer acompanhado de alguma patologia, podendo estar acompanhado com quadro de demência, o idoso também perde a capacidade de memorizar, prestar atenção, não consegue se orientar, fala sem nexo, podendo perder o controle de evacuar e realizar suas atividades de vida diária. As modificações que a Senescência causa ao corpo do idoso torna-o mais sensível a "fatores estressores", sejam eles cirurgias, infecções ou efeito de medicamentos. Por isso o indivíduo pode ficar mais vulnerável a complicações de saúde.

  • Por que o item I não é um processo de senescência?