SóProvas


ID
2426791
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ética e cidadania são dois conceitos cruciais na sociedade humana. A ética e a cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. A cidadania pode ser compreendida a partir de duas categorias, que são:

Alternativas
Comentários
  • A cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. Em segundo lugar, na ciência política e sociologia o termo adquire sentido mais amplo, a cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais. 

     

    fonte:::http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cidadania-ou-estadania.htm

  • Gabarito: B

    A cidadania formal é indicativo de nacionalidade conforme o direito internacional, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. 

    A cidadania substantiva ou real é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais e inerentes a todas as pessoas.

  • https://www.youtube.com/watch?v=NKhm40SgWGw

  • A - “Cidadania ética” não se configura como categoria do conceito cidadania. 

    B -  Cidadania formal se refere aos direitos estabelecidos formalmente nas leis; cidadania substantiva se relaciona com consecução do que foi proposto na lei. 

    C - "Cidadania construtiva” não se configura como aspecto do conceito de cidadania. 

    D - Nessa alternativa juntam-se dois conceitos que não têm sentido dentro do conceito de cidadania. 

    E - “Cidadania Qualitativa” não configura aspecto do conceito de cidadania. 

    LETRA B

  • Os doutrinadores costumam separar a cidadania em duas categorias: cidadania formal e cidadania substantiva. A cidadania formal é aquela descrita formalmente na lei, enquanto a cidadania substantiva é aquela vivenciada na prática pelos indivíduos.

    Em concursos públicos, o mais comum é nos referirmos ao termo cidadania em seu sentido formas. Na obra de Marcelo Novelino (2021), por exemplo, argumenta-se que “o nacional, nato ou naturalizado, no gozo dos direitos políticos é considerado cidadão. Nesse sentido, todo cidadão é necessariamente nacional, mas o nacional, privado dos direitos políticos, não é considerado cidadão.”. Perceba que o conceito de cidadania, em sentido formal, está fortemente relacionado à fruição de direitos políticos (capacidade de votar e de ser votado).

    Gabarito: B