SóProvas



Questões de Sociedade civil


ID
213076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à cidadania, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os cidadãos são indivíduos dotados de direitos e deveres e que para isso ocorrer, tem, necessariamente, que está inserido em uma comunidade nacional.

    LETRA C


ID
850801
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociedade civil é um conceito muito importante para um país que pensa em se construir com a participação do cidadão e anuncia uma administração pública efetivamente transparente e a serviço do seu povo. Isto tem sido difícil e sempre adiado, com os governos cada vez mais centralizados e autoritários. O próprio conceito de sociedade civil é pouco conhecido, significando, no entender de Habermas:

Alternativas
Comentários
  • letra - A

  • um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e não econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera pública”


ID
1152295
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As chamadas “instituições participativas” oficializaram formas de representação da sociedade civil e, com isso, colocaram o debate sobre a representação política em novos termos. Analise as afirmações a seguir tendo como referência esse debate:

I. A moderna teoria da representação está baseada em três elementos, associados à consolidação dos Estados Modernos e à efetividade dos governos representativos: a autorização, o monopólio e a territorialidade. Esses elementos mostram-se suficientemente adequados para legitimar a representação exercida

II. As instituições participativas trouxeram uma forma mais sofisticada de representação, pois compõem uma estrutura mais complexa de representação política no âmbito dos Poderes do Estado, que conta com a participação e a deliberação da sociedade civil de forma mais direta e menos mediada pelos tradicionais mecanismos de controle, como o voto, e de vocalização das preferências por ele expressas, como os partidos.

III. A construção de um conceito mais amplo de representação deve envolver tanto a sua dimensão eleitoral, quanto a sua dimensão extraeleitoral. O elemento mais importante desse debate é perceber que existem diversos tipos de autorização relacionados a três papéis políticos diferentes: o de agente, o de advogado e o de partícipe. Em todos os três casos, há o elemento do “agir no lugar de”, que varia de perspectiva e pode ser justificado de diferentes maneiras

IV. A representação da sociedade civil nas áreas de políticas públicas se dá por meio de organizações criadas por atores que lidam há muito tempo na área, gerando especialização temática e experiência. No caso do Brasil, geralmente esses representantes são eleitos dentre associações civis, que agregam solidariedade e interesses parciais, o que confere legitimidade por afinidade a esse tipo de representação. Portanto, a legitimação da representação decorre de identidades parciais.

São VERDADEIRAS as afirmativas:

Alternativas

ID
1408603
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Surgida originalmente nas cidades da Grécia antiga, a ideia de cidadania ganhou força no século XVIII, como resultado das revoluções liberais que puseram abaixo o mundo do Antigo Regime. É correto afirmar que nas sociedades modernas:

Alternativas
Comentários
  • Nas sociedades modernas, a cidadania prevê o direito dos cidadãos participarem das decisões do Estado, porém isso se dá de forma indireta, através, principalmente, da democracia representativa e de manifestações. Os cidadãos continuam, desde a Antiguidade à Modernidade, sendo aquelas pessoas que habitam dentro do mesmo Estado, ou como diz a alternativa da questão, a mesma comunidade nacional, eis que basicamente as nações hoje são Estado-nações, em sua maioria.


ID
1913026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes ao Estado de bem-estar social e à cidadania.

No Brasil, o uso do termo cidadania regulada está relacionado ao direito à previdência assegurado aos cidadãos contribuintes que não possuam vínculo empregatício formal.

Alternativas
Comentários
  • Outras : ( 2011/ CESPE/ Correios) Com relação à seguridade social e à previdência social brasileiras, julgue os itens seguintes.

    O termo cidadania regulada relaciona-se à estratificação ocupacional e vincula cidadania a profissão regulamentada. Para a concepção subjacente a esse termo, os direitos do cidadão restringem-se aos direitos do lugar que ocupa no processo produtivo, tal como reconhecido por lei.CERTO

     

    ( 2008/CESPE/IPEA)Com relação à origem das estruturas do Welfare State no Brasil, julgue os seguintes itens.

    Em seu trabalho clássico, Wanderley Guilherme dos Santos, examinando a origem e o momento da emergência da política social no Brasil, enfatiza, em última instância, o comportamento desde o alto de novas elites após 1930 em face de demandas de organizações que expressam níveis diferenciados de complexidade social e assinala um duplo momento de início do sistema de proteção social: as regulamentações da década de 20 do século XX, dando início à política social compensatória; e a política econômico-social encetada pelo governo, principalmente nos quatro primeiros anos após a revolução de 1930. Para o autor, cidadania regulada é o conceito-chave para entender a política econômica- social implementada pela a nova elite governamental pós 1930. Por cidadania regulada, entende-se que são cidadãos todos aqueles membros da comunidade que se encontram localizados em qualquer uma das ocupações reconhecidas e definidas em lei; a cidadania está embutida na profissão e os direitos dos cidadãos restringem-se aos direitos do lugar que ocupa no processo produtivo, tal como reconhecido em lei; tornam-se pré-cidadãos, assim, todos aqueles cuja ocupação a lei desconhece.CERTO

     

    (2007/CESPE/Prefeitura de Rio Branco) Acerca da questão dos direitos na sociedade capitalista, julgue os itens subseqüentes.

    A concepção de cidadania regulada refere-se aos trabalhadores incluídos no mercado formal de trabalho.CERTO.

  • Corresponde, em termos de proteção, ao que Wanderley Guilherme dos Santos designa como cidadania regulada, onde a regulação é pelo ingresso no mercado formal de trabalho. Assemelha-se ao modelo bismarckiano de proteção social, “protegendo” a força de trabalho, que retribui com “lealdade e subordinação” ao Estado.

     

     

    GAB. C

     

     

    Fonte: Texto adaptado de Vera Maria Ribeiro NOGUEIRA

  • AFINAL ESTÁ CERTO OU ERRADO?

  • Nayana, está errado pois a assertiva se refere a cidadãos contribuintes que não possuam vínculo empregatício formal, sendo que a cidadania regulada exige a regulação através do vínculo empregatício regulamentado, formal.

  • A Constituição de 1988 estabeleceu a estrutura de Seguridade Social com o fim de garantir bem-estar social aos seus cidadãos. O financiamento desta estrutura é determinado por arrecadações diversas como contribuição patronal, contribuição laboral e tributos específicos além de outras fontes como a Loteria Federal. O valor arrecadado pela previdência, portanto, é, em sua maior parte, fruto da estrutura regular e formal do trabalho, embora seja possível aos autônomos e trabalhadores informais o pagamento individual da contribuição. Na atualidade, com a crescente informalidade do mundo do trabalho, uma grave e profunda crise econômica se apresenta no tocante à continuidade de tal política, que necessita da formalidade do trabalho para se auto financiar.
    Apesar da inscrição constitucional de bem-estar, o conceito de "cidadania regulada" considera o Estado como o garantidor efetivo e ativo de tal cidadania, mas que não se restringe à previdência e engloba um amplo aspecto da vida social legal, considerando também o seu caráter repressivo sobre corpos indesejados e fiscalizados. Ou seja, à polícia também cabe a regulação da cidadania. Com o exposto, podemos perceber que a afirmação nos conduz ao equívoco tanto na relação específica da previdência quanto ao caso de contribuintes sem vínculo empregatício formal, sendo esse conceito muito mais amplo.

    A afirmativa está errada.
  • Está errada a questão em afirmar que [...] não possuam vínculo empregatício formal.

    Ao analisar a tese em que Wanderley Guilherme dos Santos em que a cidadania regulada exige a regulação através do vínculo empregatício regulamentado, logo torna a questão errada por negar isso.

  • DE ACORDO COM ESTE COMENTÁRIO DO PROFESSOR A QUESTÃO ESTÁ ERRADA.

    Autor: Athos Vieira, Historiador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ, de Sociologia, Filosofia

    A Constituição de 1988 estabeleceu a estrutura de Seguridade Social com o fim de garantir bem-estar social aos seus cidadãos. O financiamento desta estrutura é determinado por arrecadações diversas como contribuição patronal, contribuição laboral e tributos específicos além de outras fontes como a Loteria Federal. O valor arrecadado pela previdência, portanto, é, em sua maior parte, fruto da estrutura regular e formal do trabalho, embora seja possível aos autônomos e trabalhadores informais o pagamento individual da contribuição. Na atualidade, com a crescente informalidade do mundo do trabalho, uma grave e profunda crise econômica se apresenta no tocante à continuidade de tal política, que necessita da formalidade do trabalho para se auto financiar.

    Apesar da inscrição constitucional de bem-estar, o conceito de "cidadania regulada" considera o Estado como o garantidor efetivo e ativo de tal cidadania, mas que não se restringe à previdência e engloba um amplo aspecto da vida social legal, considerando também o seu caráter repressivo sobre corpos indesejados e fiscalizados. Ou seja, à polícia também cabe a regulação da cidadania. Com o exposto, podemos perceber que a afirmação nos conduz ao equívoco tanto na relação específica da previdência quanto ao caso de contribuintes sem vínculo empregatício formal, sendo esse conceito muito mais amplo.

    A afirmativa está errada.

  • É justamente o contrário, a cidadania regulada contempla a ideia de que somente os trabalhadores formais tinham acesso à previdência naquela época. A exemplo, os trabalhadores rurais e as domésticas- considerados os trabalhadores informais- estavam excluídos da previdência social.


ID
2426791
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ética e cidadania são dois conceitos cruciais na sociedade humana. A ética e a cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. A cidadania pode ser compreendida a partir de duas categorias, que são:

Alternativas
Comentários
  • A cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. Em segundo lugar, na ciência política e sociologia o termo adquire sentido mais amplo, a cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais. 

     

    fonte:::http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cidadania-ou-estadania.htm

  • Gabarito: B

    A cidadania formal é indicativo de nacionalidade conforme o direito internacional, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. 

    A cidadania substantiva ou real é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais e inerentes a todas as pessoas.

  • https://www.youtube.com/watch?v=NKhm40SgWGw

  • A - “Cidadania ética” não se configura como categoria do conceito cidadania. 

    B -  Cidadania formal se refere aos direitos estabelecidos formalmente nas leis; cidadania substantiva se relaciona com consecução do que foi proposto na lei. 

    C - "Cidadania construtiva” não se configura como aspecto do conceito de cidadania. 

    D - Nessa alternativa juntam-se dois conceitos que não têm sentido dentro do conceito de cidadania. 

    E - “Cidadania Qualitativa” não configura aspecto do conceito de cidadania. 

    LETRA B

  • Os doutrinadores costumam separar a cidadania em duas categorias: cidadania formal e cidadania substantiva. A cidadania formal é aquela descrita formalmente na lei, enquanto a cidadania substantiva é aquela vivenciada na prática pelos indivíduos.

    Em concursos públicos, o mais comum é nos referirmos ao termo cidadania em seu sentido formas. Na obra de Marcelo Novelino (2021), por exemplo, argumenta-se que “o nacional, nato ou naturalizado, no gozo dos direitos políticos é considerado cidadão. Nesse sentido, todo cidadão é necessariamente nacional, mas o nacional, privado dos direitos políticos, não é considerado cidadão.”. Perceba que o conceito de cidadania, em sentido formal, está fortemente relacionado à fruição de direitos políticos (capacidade de votar e de ser votado).

    Gabarito: B


ID
2539483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando-se que o exercício da cidadania deve basear-se na adoção da conduta que de melhor forma promova o bem comum, estará exercitando sua cidadania a pessoa que

Alternativas
Comentários
  • Essa não tem nem como errar! kkkk

    Gab letra A: cuidar, habitualmente, da conservação da área de lazer e esportes de seu bairro, bem como de parques e jardins públicos.

  • PQP BRINCADEIRA SÓ FALTA AGORA O CESPE VIM ARRASANDO EM TOCANTINS

  • Cidadania, segundo Mazzuoli 2001, "consiste na consciência de pertinência à sociedade estatal como titular dos direitos fundamentais, da dignidade como pessoa humana, da integração participativa no processo do poder, com a igual consciência de que essa situação subjetiva envolve também deveres de respeito à dignidade do outro e de contribuir para o aperfeiçoamento de todos".

  • Para não zerar a prova!

  • é serio isso brasil? digo e repito: quem fez essa prova não encontrou muitas difuldades em resolvela. a cesp não usou suas cespices.kk

  • #vamooo

  • oxe, isso foi cespe mesmo? kkkkkkk

  • Realy???

  • O cara (ou a moça)  que fez essa questão,  com certeza teve uma noite MARAVILHOSA no dia anterior hauahuahauhauahau

  • Por uma questão dessa na minha prova, amém!

  • uai

    A - Ao cuidar de áreas de lazer, a pessoa estará cuidando de algo que é benéfico a todos, ou seja, ela estará promovendo o bem comum.

    B - Se a pessoa está preocupada com a rua onde mora somente e ainda utiliza seu voto para isso, ela manifesta uma preocupação com o benefício privado.

    C - Se os motivos para transgredir um regra pública são familiares, o indivíduo está preocupado com o bem dos seus próximos e não com o bem de todos. 

    D - “Lavar a calçada da vizinhança” até poderia ser considerado uma preocupação que expressa cidadania se fosse em época comum. Em período de racionamento, gastar água é atentar contra o bem comum. 

    LETRA A

  • “Ser cidadão implica o exercício de direitos e deveres e, mais do que isso, uma negociação entre direitos e deveres de modo a que sempre prevaleça o bem comum.”

    Nesse sentido, a única alternativa que indica a promoção do bem comum é a letra A (cuidar, habitualmente, da conservação da área de lazer e esportes de seu bairro, bem como de parques e jardins públicos).

    Todas as demais assertivas trazem condutas que não promovem o bem comum. Pelo contrário! Tratam-se de condutas que visam apenas ao “benefício particular” em detrimento do bem comum.

    O gabarito é a letra A.

    (Estratégia)


ID
2623480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Grupos organizados da sociedade, como os movimentos sociais, buscam influenciar as políticas públicas e os agentes estatais. Nesse sentido, julgue o item a seguir, acerca das relações entre Estado e sociedade.


Conforme Habermas, o conceito de sociedade civil autolimitada diz respeito à sociedade civil livre das influências do Estado e assistida e acompanhada por organizações do mercado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

  • Gab. Errado

     

    Habermas afirma que "a autolimitação da sociedade civil não implica perda de autonomia". Apesar de sua característica constitutiva de autolimitação, a sociedade civil pode influenciar a política porque o Estado, por sua vez, não detém o monopólio dos saberes e precisa recorrer aos atores da sociedade civil para legitimar e, mesmo, formular determinadas decisões. O Estado também é autolimitado em segundo o ator, "sob certas circunstâncias" pode ser influenciado pelas opiniões públicas próprias da sociedade civil.

     

    Livro: Ambientalistas em movimeto no Brasil

  • A sociedade civil autolimitada deve ser livre de influência da esfera pública (Estado) e da esfera privada (mercado). Mas autolimitada por um sistema político representativo que possibilite a universalização das normas. 

  • Jurgen Habermas desenvolveu profundo trabalho acerca das dinâmicas que emanam da sociedade civil. Sua tese de doutoramento, "Mudança Estrutural da Esfera Pública", argumenta que a modernização da sociedade, especificamente o estabelecimento de uma classe burguesa, forjou um uma dimensão da sociedade civil, a esfera pública burguesa, que interpela e fiscaliza o Estado, o poder. Essa é uma relação própria das sociedades modernas e ocidentais e compõem o que se compreende como "sociedade civil", um conceito amplo e em disputa nas Ciências Sociais. Para Habermas, a auto-limitação da sociedade civil, porém não a livra das influências do Estado, mas, ao contrário, lhe permite fiscalizar e influenciá-lo através de organizações dessa sociedade, inclusive, do mercado.
    O item, portanto, está errado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2623531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      O conceito de cidadania consolidado durante o século XX pressupunha que os cidadãos tivessem direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança que lhes permitisse viver como seres civilizados conforme os padrões correntes na sociedade, de modo a expandirem suas liberdades reais. Além de estabelecer que o bem-estar deveria incluir o acesso a bens essenciais, essa concepção de cidadania definiu também que o direito a tais serviços deveria estar dissociado da renda dos indivíduos. No século XXI, esse conceito passou por renovação.

M. Arretche. Trazendo o conceito de cidadania de volta. In: M. Arretche (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Unesp/CEM, 2015, p. 195-6 (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, julgue o item a seguir, a respeito de cidadania, representatividade e inclusão.


Nas últimas décadas, o acesso de negros e pardos ao ensino superior contribuiu para que a maioria da população universitária do país passasse a ser constituída por não brancos, o que revela uma dinâmica de maior inclusão e de redução das desigualdades.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, SEGUNDO IBGE HÁ AINDA, INFELIZMENTE PREDOMINÂNCIA DOS BRANCOS... O SISTEMA DE COTAS AINDA NÃO TROUXE O EQUILÍBRI NECESSÁRIO.

  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos

    complementando....

  • Ainda que a política de cotas tenha permitindo uma presença cada vez maior de negros e pardos no ensino superior, isso não se reflete automaticamente na redução de desigualdade e maior inclusão, tendo em vista que as barreiras racias não se resumem à formação, mas estão baseadas em critérios também culturais que englobam toda a sociedade.
    A política de cotas é uma ação estatal que utiliza de sua estrutura e legislação para incluir grupos identificados como historicamente excluídos no sistema de ensino superior e, em alguns casos, no serviço público, porém as razões que sustentam essa exclusão estão assentadas na dinâmica da sociedade que também deve agir para superá-las. Ações de empresa que destravem empecilhos para negros alcançarem postos mais altos contribuem para a superação da desigualdade, por exemplo, assim como políticas de renda básica e valorização do salário mínimo. 
    O aumento da presença de negros no ensino superior, por si só, não revela uma dinâmica de maior inclusão e de redução das desigualdades.
    Resposta, Errado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2623534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      O conceito de cidadania consolidado durante o século XX pressupunha que os cidadãos tivessem direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança que lhes permitisse viver como seres civilizados conforme os padrões correntes na sociedade, de modo a expandirem suas liberdades reais. Além de estabelecer que o bem-estar deveria incluir o acesso a bens essenciais, essa concepção de cidadania definiu também que o direito a tais serviços deveria estar dissociado da renda dos indivíduos. No século XXI, esse conceito passou por renovação.

M. Arretche. Trazendo o conceito de cidadania de volta. In: M. Arretche (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Unesp/CEM, 2015, p. 195-6 (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, julgue o item a seguir, a respeito de cidadania, representatividade e inclusão.


A relação entre cidadania e reconhecimento de direitos foi proposta inicialmente por Thomas Humphery Marshall, que associou dimensões da cidadania ao desenvolvimento dos direitos civis, políticos e sociais.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CERTA...

     

     

  • Isso mesmo, quem aproximou modernamente o conceito de cidadania aos Direitos civis, políticos e sociais foi o autor Thomas Humphrey Marshall. Ele demostra a influência da estratificação social no gozo desses direitos. As classes mais pobres e mais subalternas teriam, pela sua argumentação, uma cidadania menor pois tem menos acesso aos direitos sociais, como acesso à justiça, renda minima, fome etc. Seguem alguns comentários:

     

    Este trabajo está dedicado a un análisis de “Ciudadanía y clase social” de Thomas Humphrey Marshall, el famoso sociólogo inglés que, al decir de Margaret R. Somers, “hizo una contribución trascendental a las teorías de la ciudadanía al incluir los derechos sociales en la defnición de la ciudadanía moderna” (Somers, 1999: 217).

    Puede seguir teniendo Marshall un espacio en los debates actuales sobre la ciudadanía pese a que estos están siendo dominados por problemas de frontera tales como la participación política, el reconocimiento, la construcción de identidades, la diferencia y discriminación cultural y de género?

    Un objeto de estudio que tiene que ver con “una valoración cualitativa de la vida en su conjunto”, y no con un “juicio cuantitativo” sobre el consumo de bienes y servicios (Marshall, 2007: 20). En estos términos, este autor plantea el problema sobre la igualdad social a la luz de avances que se dieron hasta la segunda mitad del siglo XX, y que llevaron a identifcar la “igualdad humana básica” con “el estatus de ciudadanía” pensado más desde los derechos que desde las obligaciones. Los problemas que se propone discutir son: 1. “¿Sigue siendo cierto que la igualdad básica, enriquecida en lo sustancial y expresada en los derechos formales de la ciudadanía, es compatible con las desigualdades de clase?

    Marshall inicia con una división histórica de la ciudadanía: civil, política y social.1 Para él, la modernidad trajo un estatus de ciudanía nacional y universal, al contrario de la feudal que era “estrictamente local” y el “sello de clase y la medida de la desigualdad”

    Más que la clasifcación histórica de los derechos de ciudadanía, a Marshall le interesa analizar la influencia de la ciudadanía en la clase social (2007: 37). Él defne la ciudadanía como “aquel estatus que se concede a los miembros de pleno derecho de una comunidad”, donde los ciudadanos son iguales en derechos y obligaciones (2007: 37). Y defne a la clase social como un sistema de desigualdad basado en un cuerpo de ideas y valores.

     



     

    http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2011-03242014000100013&lang=pt

  • FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

    De fato a proposta inicial dos direitos de cidadania foi a de Marshall, incluindo:

     

    Direitos civis: são o direito de liberdade pessoal (ir e vir), de liberdade de imprensa (livre manifestação oral e escrita), liberdade religiosa (direito de culto) e liberdade econômica (de dispor dos seus bens e direitos, de contratos e propriedade privada). Historicamente, foram os primeiros a serem conquistados pela população na Inglaterra.

     

    Direitos políticos: possibilidade de votar e ser votado, com a redução ou eliminação de critérios de participação (como renda elevada, patrimônio elevado, distinção entre sexos, etc.). Na Inglaterra, surgiram após os direitos civis.

     

    Direitos sociais: incluindo o direito ao trabalho, à tutela da saúde individual pelo Estado, à educação e à assistência social. Na Inglaterra, se consolidaram após os direitos políticos.

     

    GABARITO: CERTO

     

  • DIMENSÕES DA CIDADANIA

     

    Cidadania civil- LIBERDADE de cada indivíduo

    Cidadania política - homens exercem seu poder político de ELEGER e SER ELEITOS

    Cidadania social- direitos ao CONFORTO de cada cidadão

     

    veridito: CORRETO

  • Thomas Humphery Marshall compreendia que a cidadania constitui uma relação entre indivíduos e Estado construída ao longo da história e que estipula direitos e deveres. À primeira dimensão da cidadania, os direitos civis, foram também somados os direitos políticos, que passavam a regular participação sobre o poder, e os direitos sociais, que devem garantir recursos mínimos para a existência do indivíduo em sociedade. A associação desses três direitos conformam a dimensão de cidadania nas sociedades modernas.
    Resposta, Certo.

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
2642662
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cidadania pode ser definida simplesmente como o gozo de direitos civis e o cumprimento de deveres de acordo com as leis de determinada sociedade. É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade, como também em relação ao seu uso, principalmente em sociedades nas quais as necessidades básicas, como o alimento, nem sempre são satisfeitas. Esse é o caso da sociedade brasileira, em que essa situação pode envergonhar muitos daqueles para quem a cidadania é melhor realizada. Esta emoção de vergonha é parte também do verdadeiro cidadão que se preocupa com a sociedade e sente-se solidário para com aqueles que estão nesse imenso “barco continental”.

BONIN, Luiz Fernando Rolim. Educação, consciência e cidadania. In: Cidadania e Participação Social. 1. ed. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008, com adaptações.


Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar que, para o autor, a (o) 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito, B

  • Gab B

    É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade, como também em relação ao seu uso, principalmente em sociedades nas quais as necessidades básicas, como o alimento, nem sempre são satisfeitas. Esse é o caso da sociedade brasileira...

  • Cidadania pode ser definida como exercício de direitos e deveres, mas quando um dos componentes dessa dicotomia é infrigida pode vir a tornar essa definição um tanto quanto confusa, como é o caso do nosso país. 

  • Questão mal feita: não é o conceito EM SI que é confuso, mas sua apreensão por algumas pessoas no Brasil. Banca fuleira!

  • Gabarito, letra B

  • A) cidadania é um conceito simples. --> "...É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade,..."

    B) conceito de cidadania pode ser confuso, principalmente no Brasil. --> "..É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade, como também em relação ao seu uso, principalmente em sociedades nas quais as necessidades básicas, como o alimento, nem sempre são satisfeitas. Esse é o caso da sociedade brasileira,..."

    C) cidadania é aplicada como um instrumento de navegação. --> A expressão "barco continental" no final do texto é usada no sentido figurado (conotativo, irreal)

    D) conceito de cidadania é amplo e transcende os direitos e deveres civis. --> "A cidadania pode ser definida simplesmente como o gozo de direitos civis e o cumprimento de deveres de acordo com as leis..."

    transcende = vai além, superior

    E) cidadania é uma emoção de vergonha. --> "...Esta emoção de vergonha é parte também do verdadeiro cidadão que se preocupa com a sociedade e sente-se solidário para com aqueles que estão nesse imenso “barco continental”."

    Ou seja, essa "emoção de vergonha" é um sentimento que um ser humano que segue os preceitos da cidadania pode vir a expressar.

  • É um conceito confuso, pois, no Brasil, muitas pessoas vivem à margem de seus direitos, sendo assim, acaba havendo um choque entre as leis constitucionais e a realidade


ID
2833594
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cidadania está relacionada ao processo de conquista de direitos. O acesso a um deles não implica na obtenção imediata dos demais. A implementação de direitos passa por uma dinâmica que envolve diversos atores sociais com suas lutas e reivindicações. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B - social

    D - política

  • C

  • Letra C.

    Direitos Civis de 1789 pós revolução Francesa que garante o direito à propriedade privada, liberdade de expressão e direito de ir e vir (hábeas corpus)


ID
2881585
Banca
MPE-PR
Órgão
MPE-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a chamada sociedade de risco, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade por Ulrich Beck (Autor).

  • NAO MARQUEI A ALTERNATIVA B TENDO EM VISTA A PALAVRA IMCOMPENSABILIDADE. ENTENDO PELA COMPENSABILIDADE. ALGUEM PODE ME AJUDAR A ENTENDER, DESDE JA OBRIGADA1

     

  • Deslocalização geográfica – As suas consequências não estão limitadas a uma determinada localização ou espaço geográfico. Os riscos contemporâneos não conhecem fronteiras e ultrapassam, na maior parte dos casos, o âmbito do Estado-nação, acentuando a incapacidade deste para lutar sozinho contra as suas consequências.

    Incalculabilidade – As suas consequências são imprevisíveis e incalculáveis e os mecanismos de avaliação de risco que possuímos atualmente só nos permitem traduzir o risco sob a forma de probabilidade.

    Não compensabilidade – Os possíveis efeitos gerados pelos riscos rompem com todos os esquemas de segurança e compensação criados pela Modernidade Clássica. A dimensão que as suas consequências podem atingir faz com que seja impossível determinar uma forma de compensação adequada.  

    > Fonte: Vivendo na Sociedade de Risco: aspectos gerais do risco no pensamento de Ulrich Beck.

  • Danielle, Incompensabilidade:

    a efetivação de um Risco Global não é restituível, compensável.

    Exemplos bem claros - acionamento de uma arma de destruição em massa; dizimação da população mundial por doença; desestruturação da organização social por guerras...

  • Gabarito: Letra C

    "Quando são antecipadas catástrofes cujo potencial de destruição ameaça todos, o cálculo de risco baseado na experiência e na racionalidade entra em colapso e passa a ser necessário ter em conta todos os cenários possíveis, mais ou menos improváveis". (BECK, Ulrich. Sociedade de Risco Mundial, 2007).

  • O conceito "sociedade de risco" surgiu a partir do livro homônimo de Ulrich Beck de 1986. Para este autor, a fase da pós-modernidade na qual a civilização ocidental se encaminhou é caracterizada por uma formulação interna dos riscos. O próprio desenvolvimento da sociedade, suas ferramentas, suas técnicas, seus novos mecanismos tornaram-se fontes de risco para o homem. Beck apresenta cinco teses nas quais expressa como tais riscos ameaça a humanidade em diferentes níveis. Seus argumentos estão aqui distribuídos em quatro das cinco questões, exceto a letra C.
    A letra C trata de antecipar e evitar riscos naturais a partir da experiência e racionalidade, em contraposição aos preconceitos e superstições que são comuns em áreas rurais.
    A reposta, por tanto, é letra C.
  • questão desnecessária, pula e segue a vida.


ID
3011575
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os meios de comunicação estão revolucionando as relações sociais, os hábitos cotidianos e os costumes das pessoas. Com a massificação das novas tecnologias da informação, a exemplo do celular, da internet, também está revolucionando as ideias sobre vigilância e controle das pessoas, em que a sociedade passa a ser um “Big Brother”.

OLIVEIRA, L. F. de.; COSTA, R. C. R. da. Sociologia para jovens no século XXI. 3.ed. – Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p. 255.

Considerando os tempos atuais, marcados pelo avanço de novas tecnologias de comunicação, é correto afirmar que a expressão Big Brother, utilizada no trecho acima,

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ser um famoso reality show no Brasil e no mundo, o verdadeiro Big Brother tem sua origem na . Ele é uma das premissas do livro . No romance, o personagem do Grande Irmão é o líder supremo do cenário (a fictícia Oceânia) que controla toda a população.


ID
3330247
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Vigiar e punir é o livro que Foucault consagra ao nascimento da prisão, depois de conduzir um movimento que levara a pôr em questão de forma radical não apenas o sistema penitenciário, mas as redes de poder-saber a ele associadas em nossa sociedade”. (MOTTA, M. B., 2010, p. XIII)

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3439408
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das noções de cidadania, de relações públicas, de comunicação e das noções de administração geral e pública, julgue o item.

A cidadania é definida como a extensão de direitos e deveres a todas as camadas da população, todavia tal conceito se modifica com a dinâmica da própria sociedade, com referência específica a transformações de ordem política, econômica, social e cultural.

Alternativas

ID
3759331
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir das discussões sociológicas que envolvem a análise da sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: E

    POR ELIMINAÇÃO:

    O capitalismo flexível é um novo componente que transforma o ambiente de trabalho dos indivíduos, principalmente comparado com o modelo do início do século XX. Segundo Richard Sennett, essa nova gestão apresenta um novo modelo de relações mais horizontais e participativas dos indivíduos, permitindo uma maior liberdade para o cumprimento de metas empresariais, pois se constitui de uma relação participativa ao invés de coercitiva.

    Tendo como perspectiva teórica as críticas marxistas ao sistema de produção capitalista, é possível afirmar que a experiência de trabalho à distância com horários diferenciados, entendidos como home office, demonstra que os processos de alienação do trabalho podem ser abolidos a partir do uso das tecnologias, dando maior liberdade e qualidade de vida para os trabalhadores.

    O desenvolvimento da sociedade contemporânea ocorre por meio do processo de secularização, ou seja, o esclarecimento dos fenômenos a partir da razão científica. Nesse sentido, é possível afirmar, sociologicamente, que o racionalismo científico levou à extinção da influência mística e religiosa enquanto fonte explicativa como auxílio na compreensão de mundo.

    RESTOU A E E


ID
4199032
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia atentamenteo seguinte excerto: “[...] as oportunidades entre as quais a pessoa assim se vê forçada a optar não são, em si mesmas, criadas por essa pessoa. São prescritas e limitadas pela estrutura específica de sua sociedade e pela natureza das funções que as pessoas exercem dentro dela”.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. p. 48.


Considerando o texto acima e as várias possibilidades sociológicas de compreender a sociedade, assinale a afirmação verdadeira

Alternativas

ID
4199050
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sérgio Buarque de Holanda afirmou quea contribuição brasileira para a civilização será o homem cordial”. A partir dessa afirmação, é correto concluir-se que o termo “homem cordial” se refere a um sujeito

Alternativas

ID
4998016
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A cidadania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
II. A Ciência Política pode ser entendida como a disciplina que se volta para o estudo de qualquer fenômeno ligado às estruturas políticas de maneira sistemática.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •     Bom, vamos lá.

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    • II - a cidadania;

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

    A ciência política é a disciplina que se dedica em estudar os sistemas, instituições, processos e fenômenos políticos em um determinado governo ou Estado.

    FONTE: https://www.significados.com.br/ciencia-politica/

    Espero ter contribuído com aprendizado dos colegas, abraço!!!

    " O que é competência do homem papai do céu não move uma palha."


ID
5266306
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM - 4
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de cidadania, de relações públicas, de comunicação e da redação de documentos oficiais, julgue o item.


Proveniente do latim civitas, que significa cidade, o vocábulo cidadania adquiriu, diacronicamente, um sentido bem mais amplo, tornando-se um dos pilares do Estado Democrático de Direito.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

  • "Redação oficial" kkk

  • REDAÇÃO OFICIAL?

  • Proveniente do latim civitas, que significa cidade, o vocábulo cidadania adquiriu, diacronicamente, um sentido bem mais amplo, tornando-se um dos pilares do Estado Democrático de Direito. Resposta: Errado.

    CIVITAS = CIDADANIA

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do vocábulo "cidadania".

    O termo cidadania vem do latim civitas, que significa cidade. Antigamente essa palavra representava apenas um cidadão, que fazia parte da cidade e que tinha direitos e deveres. Contemporaneamente esse termo se expandiu, refere-se a não só ao ambiente urbano, podendo ser compreendido no ambiente rural. Segundo o artigo 1° da Constituição Federativa do Brasil, constitui-se em Estado Democrático de Direito, quem exercer a cidadania.
    Quando ao Estado Democrático, ele baseia-se no princípio da soberania popular, pelo qual o povo é titular do poder constituinte, é o ente que legitima todo o poder político. Configura-se, assim, a exigência que todas e cada uma das pessoas participem de forma ativa na vida política do país.  Nesse sentido, inferimos que cidadania é uma instituição tal qual é o Estado e, portanto, ela é o pilar do Estado Democrático de Direito. Assim, esta afirmativa é correta.


     Gabarito do Professor: CERTO.
  • "A respeito de cidadania, de relações públicas, de comunicação e da redação de documentos oficiais, julgue o item. "

    Acho que só porque está no mesmo enunciado, mas não acho que tenha algo haver com redação mesmo.

  • em constituicional, há as gerações ou dimensões. a geração 4 está relacionada à democracia e, tb,encontra-se a "civitas maxima" - sociedade sem fronteiras . Apenas para aumentar conhecimento.


ID
5560141
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Houve crescimento de 74% da população brasileira encarcerada entre 2005 e 2012. As análises possibilitaram identificar o perfil da população que está nas prisões do país: homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais e, no caso dos presos adultos, condenados e cumprindo regime fechado e, majoritariamente, com penas de quatro até oito anos.

BRASIL. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República, 2015.

Nesse contexto, as políticas públicas para minimizar a problemática descrita devem privilegiar a 

Alternativas
Comentários
  • O texto diz que o aumento da população carcerária foi da seguinte população: "homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto". Logo, vemos que são indivíduos que fazem parte das mazelas sociais (periferias), os quais, portanto, não possuem acesso a dispositivos sociais básicos para uma vida diferente e contudo, pode ser o que leva estes à procurarem o caminho do crime.

    Dessa forma, um modo de minimizar essa incidência, seria promover a inclusão social para esta população, ou seja, promover uma condição de vida mais justa e oportuna.