SóProvas


ID
242680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos impactos gerados pela construção de grandes
hidrelétricas, julgue o item a seguir.

As populações que vivem a jusante de reservatório de usina hidrelétrica não sofrem impactos com sua construção.

Alternativas
Comentários
  • QUEM MORA EM UMA DISTANCIA NÃOM UITO PROXIMA JA SOFRE
  • Jusante e montante são lugares referencias de um rio pela visão de um observador. A jusante  é o lado para onde se dirige a corrente de água e montante é a parte onde nasce o rio. Por, isso se diz que a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio, e a nascente é o seu ponto mais a montante.

    O termo jusante vem do latim jusum que significa para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante e a montante e a parte acima, de onde vêm as águas. Este ponto referencial pode ser uma cidade às margens do rio, uma barragem, uma cachoeira, um afluente, uma ponte e etc.

    Na linguagem coloquial, usa-se essas mesmas expressões para se referir a acontecimentos antes (a montante) ou depois (a jusante) de uma determinada data. Estes termos são muito empregados em diversas áreas das ciências, em especial nas exatas.

  • E só lembrar de impacto ambiental ou inundações de locais vegetativos....

  • Essa, a resposta está bem evidente. Sofrem vários impactos, sobretudo os ambientais.

    gab: ERRADO

  • Jusante e montante são lugares referenciais de um rio pela visão de um observador. Jusante é o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixoMontante é a direção de um ponto mais baixo para o mais alto.

    A jusante é o lado para onde se dirige a corrente de água e montante é a parte onde nasce o rio. Por, isso se diz que a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio, e a nascente é o seu ponto mais a montante.              

    O termo jusante vem do latim “jusum” que significa vazante, para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante e a montante é a parte acima, de onde vêm as águas. Este ponto referencial pode ser uma cidade às margens do rio, uma barragem, uma cachoeira, um afluente, uma ponte etc.

    A locução adverbial  a jusante remete para o lado de baixo ou descendente: na direção da foz. É usado para fazer referência a um ponto mais baixo, estando em um ponto mais alto. Faz referência ao lado que vaza a maré.

    A locução adverbial a montante faz referência à direção da nascente, remete para o ponto mais alto (nascente).     http://www.significados.com.br/jusante-e-montante/

  • É só lembra-se da briga da usina de Belo Monte, e a degradação que ela vai trazer ao local, inundando locais proximos e extinguindo fauna e flora das localidades.