SóProvas


ID
2427802
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o fragmento de texto a seguir:

                           Faixa etária para doar sangue deve ser ampliada

             Documento, em consulta pública, propõe que jovens com 16 e 17 anos e idosos entre 65 e 68 anos sejam incluídos na faixa etária para doar sangue.

O Ministério da Saúde quer ampliar o número de doações de sangue no Brasil. Para isso, colocou em consulta pública, nesta quarta-feira, dia 2 de junho, proposta que permite que jovens de 16 a 17 anos (mediante autorização dos pais) e idosos de 65 a 68 anos possam ser doadores de sangue. Atualmente, somente pessoas com idade entre 18 e 65 anos estão autorizadas a doar. O texto da medida – que faz parte da nova Política de Procedimentos Hemoterápicos – pode ser lido na página do Ministério da Saúde e receber sugestões da população até o dia 2 de agosto.

Atualmente, no Brasil, são coletadas por ano, em média, 3,5 milhões de bolsas de sangue. O índice brasileiro de doadores é de aproximadamente 1,8% da população. De acordo com parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é necessário que 1% a 3% da população faça isso regularmente (...).

Disponível em: < http://www.bancodesangue.com.br/website/content/bancosangue/noticias/?idNoticia=118>. Acesso em 08/05/2015.  

Pelo baixo índice de doadores, é comum ouvirmos que um banco de sangue de uma cidade está solicitando sangue para um determinado procedimento médico. Imagine que um determinado banco de sangue veicula a seguinte solicitação: “O banco de sangue necessita, com a máxima urgência, de sangue tipo A positivo”. Considerando seus conhecimentos sobre os grupos sanguíneos, a pessoa que precisa da transfusão desse sangue pode possuir tipo sanguíneo e fator Rh dos tipos:  

Alternativas
Comentários
  • O sangue AB, não possui aglutinogênios. Portanto, pode receber A ou B. Em relação ao Rh, a questão especifica que a pessoa tem essa proteína. Então só pode receber de pessoas que também a possuem

  • A pessoa que precisa de transfusão de sangue tipo A positivo deve ser, obrigatoriamente, do grupo sanguíneo A positivo ou AB positivo.

  • A questão só é " matada " quando soubermos de fato sobre o fator Rh . Se a pessoa necessita de sangue com Rh + significa que ela também é positiva, mas por que ? por que o Rh + positivo só doa pra si, logo já "matamos " pq a questão A diz que o necessitado do sangue é fator Rh negativo , nos restando a opção Com AB + , até pq o AB é receptor universal por não possuir anti corpos e para viés de dúvidas não pode ser a C , pq o tipo O só doa pra todos , mas so recebe dele mesmo , logo sendo impossível o paciente ser O e necessitar de sangue A .