SóProvas


ID
2428024
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

   Apesar de sua dispersão geográfica e de sua fragmentação política, os Gregos tinham uma profunda consciência de pertencer a uma só e mesma cultura. Esse fenômeno é tão mais extraordinário, considerando-se a ausência de qualquer autoridade central política ou religiosa e o livre espírito de invenção de uma determinada comunidade para resolver os diversos problemas políticos ou culturais que se colocavam para ela.
(Moses I. Finley. Os primeiros tempos da Grécia, 1998. Adaptado.)
O excerto refere-se ao seguinte aspecto essencial da história grega da Antiguidade:

Alternativas
Comentários
  • Apesar de as cidades gregas serem autônomas entre si, havia elementos culturais, como o excerto aponta, que integravam-nas como a arquitetura, a religiosidade e a filosofia.

    (D) a existência de cidades-estados conjugada a padrões civilizatórios de unificação. 

  • O tema da questão é Antiguidade Ocidental, também conhecida como “antiguidade clássica", sendo consideradas, assim as civilizações grega, romana e macedônica de forma genérica. Há ainda a cultura helenística que, embora resultante da fusão de elementos ocidentais e orientais, é parte da “antiguidade ocidental" ou clássica porquanto fundamento do que entendemos hoje como Civilização Ocidental. Embora não corresponda exatamente ao ocidente geográfico, não sendo tampouco única e indivisível, tal conceito engloba um conjunto significativo de manifestações culturais e valores, muitos dos quais tem sua origem na Antiguidade. E, uns quantos considerados fundamentais para entendermos o que se entende por “civilização grega", uma vez que os gregos antigos viviam em unidades geográfica e politicamente separadas 
    Partindo dessas ideias podemos então analisar as alternativas que se propõem a responder  à questão: a que parte essencial da vida dos gregos antigos se refere o extrato de texto 
    A) ERRADA. Entre os gregos antigos , a vida política – participação na vida pública da polis – era tão importante quanto o desenvolvimento das Artes. Até mesmo porque entre eles havia, como um valor, a fusão dos conceitos de Ética e Estética. Ou seja: o bom e o belo são um só. O bom se reflete no belo e vice versa. A busca da Beleza, através da Arte, é a mesma busca das virtudes do Bem e do Bom .
    B) ERRADA. Exatamente porque as populações eram isoladas, elas não podiam ser militarmente frágeis. A possibilidade de alianças era real, mas, a possibilidade de socorro rápido nem sempre. A geografia da península Balcânica, por ser montanhosa, era, e é, um elemento desfavorável à um deslocamento rápido. Havia, incluso, polis nas quais a vida militar era a espinha dorsal de sua organização tal como Esparta. 
    C) ERRADA. O nascimento da filosofia não só não pode ser articulado somente a este ou aquele momento político como também antecede à tirania ateniense em mais ou menos um século.

    D) CORRETA. As polis eram unidades políticas independentes que tinham em comum elementos culturais que podem ser descritos como “padrões civilizatórios de unificação". Entre eles podemos citar, além do idioma grego, os festivais em homenagem a deuses do panteão comum, sendo as Olimpíadas, em homenagem a Zeus, o que se tornou o maior deles. Paravam-se os conflitos e guerras e nos jogos todos eram helenos – gregos .
    E) ERRADA. Apesar da ideia de Democracia ter nascido entre os gregos antigos, isso não significa igualdade. A civilização grega era escravocrata sendo que entendiam ser seu desenvolvimento cultural resultante do “ ócio criativo" na medida em que os escravos – não cidadãos - estavam encarregados do trabalho bruto. Além disso, estrangeiros ( aqueles vindos de outras cidades) , assim como as mulheres, não são entendidos como omooi – iguais

    RESPOSTA CORRETA : D