SóProvas


ID
2428039
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A expansão territorial dos Estados Unidos, no século XIX, foi o resultado da compra da Luisiana francesa pelo governo central, da anexação de territórios mexicanos, da distribuição de pequenos lotes de terra para colonos pioneiros, da expansão das redes de estradas de ferro, assim como da anexação de terras indígenas. Esse processo expansionista foi ideologicamente justificado pela doutrina do Destino Manifesto, segundo a qual

Alternativas
Comentários
  • A expansão territorial dos Estados Unidos, no século XIX, foi justificada pela ideologia do Destino Manifesto, segundo a qual estaria no destino do povo estadunidense “conquistar o continente que a Providência lhe reservou”. Nesse sentido, como mencionado no texto, expandiram seus territórios mediante compra, guerras e anexações.

  • Os Estados Unidos se formaram o “país costa a costa" que conhecemos no século XIX. Inicialmente composto apenas por Treze Colônias inglesas no litoral Atlântico da América do Norte, o território foi sendo acrescido, aos poucos, das terras à oeste, além dos Montes Apalaches. Os mecanismos de tal expansão territorial são indicados no trecho transcrito. A questão que se faz é acerca do Destino Manifesto - justificativa ideológica para tal expansão e conquista do oeste que, ao contrário do que indica o imaginário de muitos, não era “ terra de ninguém".

    Analisemos as alternativas:
    A) ERRADA. A expansão não é ideologicamente justificada por valores democráticos até mesmo porque eles não estavam presentes na sociedade norte americana como um todo neste momento de sua história. Poderiam ter sido usados argumentos vinculados ao trabalho (labor) por conta do fundamento calvinista da cultura dos EUA. Mas, não associado a valores democráticos e, certamente, não é a essência do Destino Manifesto. 

    B) ERRADA. A alternativa apresenta uma ideia de transformação mundial que seja benéfica para a humanidade. O projeto do Destino Manifesto não tem caráter mundial. Ele se refere estritamente à expansão dos estadunidenses pelo território da América do Norte em direção ao Oceano Pacífico e além. 

    C) ERRADA. Nessa alternativa é apresentada a ideia de que a expansão visava atender às necessidades econômicas das sociedades pagãs, não cristãs, os nativos do continente. É preciso não esquecer que tais comunidades eram em sua maioria auto suficientes e que, na verdade, a expansão, ao ocupar suas terras, matar e expulsar os búfalos de territórios de origem inviabilizou suas economias de agricultura itinerante, caça e pesca. 

    D) ERRADA. O Destino Manifesto foi uma justificativa ideológica para a expansão dos brancos de origem europeia em direção ao oeste, exatamente para ocupar as terras que pertenciam, em grande parte, às populações nativas. Quanto aos descobridores, esses seriam os espanhóis que ocupavam parte da atual Flórida, que seria comprada pelos EUA e da Califórnia, ocupada por cidadãos dos EUA e “acolhida “ como território por demanda da população da região após plebiscito 

    E) CORRETA . O Destino Manifesto defendia ser uma missão divina a ocupação dos territórios a oeste para levar a civilização branca, notadamente superior, a todos. A Providência Divina  os havia dado esta “missão" nesta terra.

    RESPOSTA CORRETA : E
  • ERA DESTINO DO EUA EXPANDIR E CONQUISTAR

  • ➥ DESTINO DO MANIFESTO

    Os Estados Unidos se formaram o “país costa a costa" que conhecemos no século XIX. Inicialmente composto apenas por Treze Colônias inglesas no litoral Atlântico da América do Norte, o território foi sendo acrescido, aos poucos, das terras à oeste, além dos Montes Apalaches. Os mecanismos de tal expansão territorial são indicados no trecho transcrito. A questão que se faz é acerca do Destino Manifesto - justificativa ideológica para tal expansão e conquista do oeste que, ao contrário do que indica o imaginário de muitos, não era “ terra de ninguém"

    ➥ A expansão não é ideologicamente justificada por valores democráticos até mesmo porque eles não estavam presentes na sociedade norte americana como um todo neste momento de sua história. Poderiam ter sido usados argumentos vinculados ao trabalho (labor) por conta do fundamento calvinista da cultura dos EUA. Mas, não associado a valores democráticos e, certamente, não é a essência do Destino Manifesto. 

    ➥ O projeto do Destino Manifesto não tem caráter mundial. Ele se refere estritamente à expansão dos estadunidenses pelo território da América do Norte em direção ao Oceano Pacífico e além. 

    ➥ Nessa alternativa é apresentada a ideia de que a expansão visava atender às necessidades econômicas das sociedades pagãs, não cristãs, os nativos do continente. É preciso não esquecer que tais comunidades eram em sua maioria auto suficientes e que, na verdade, a expansão, ao ocupar suas terras, matar e expulsar os búfalos de territórios de origem inviabilizou suas economias de agricultura itinerante, caça e pesca. 

    ➥ O Destino Manifesto foi uma justificativa ideológica para a expansão dos brancos de origem europeia em direção ao oeste, exatamente para ocupar as terras que pertenciam, em grande parte, às populações nativas. Quanto aos descobridores, esses seriam os espanhóis que ocupavam parte da atual Flórida, que seria comprada pelos EUA e da Califórnia, ocupada por cidadãos dos EUA e “acolhida “ como território por demanda da população da região após plebiscito 

    ➥ O Destino Manifesto defendia ser uma missão divina a ocupação dos territórios a oeste para levar a civilização branca, notadamente superior, a todos. A Providência Divina os havia dado esta “missão" nesta terra.

    GABARITO DO PROFESSOR (E)