SóProvas


ID
2428081
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia os excertos do geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber.
Excerto 1
Domínio com fortíssima e generalizada decomposição de rochas, densas drenagens perenes, extensiva mamelonização, agrupamentos eventuais de “pães de açúcar”, planícies de inundação meândricas.
Excerto 2
Domínio com planaltos de estrutura complexa, planaltos com vertentes em rampas suaves, ausência quase completa de mamelonização, drenagens espaçadas pouco ramificadas.
(“Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil”. In: A obra de Aziz Nacib Ab’Sáber, 2010. Adaptado.)
Os domínios morfoclimáticos caracterizados nos excertos 1 e 2 referem-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  •  d) aos mares de morros e ao cerrado.

  • Descrição de paisagens é um exercício clássico de paisagens que não pode ser descartado pela análise de imagens pura e simplesmente. O enunciado refere-se a quais domínios descritos?

    A) No cerrado a decomposição de rochas não é tão forte devido ao longo período seco. Planaltos de estrutura complexa não dominam a paisagem na caatinga.

    B) Decomposição de rochas no semi-árido não é característica principal e no mar de morros não há grandes planaltos.

    C) Agrupamentos de "pães de açúcar" ou relevos residuais não são comuns na Amazônia e pradarias são grandes áreas muito planas onde não há grandes planaltos.

    D) Mar de morros é uma designação de relevo com grande quantidade de morros baixos no formato de meias laranjas onde a decomposição de rochas é forte devido a grande pluviosidade enquanto o predomínio de relevos na paisagem é característica do cerrado. Afirmativa correta 

    E) No domínio das Araucárias prevalece a decomposição de solos e rochas de composição heterogêneas o que não produz relevos de meias laranjas num mar de morros.

    Considerações finais:

    A proposta de reunir diversas características importantes sobre a geografia física brasileira nos domínios morfoclimáticos tornou o professor Ab´ Sáber uma referência importante nesse tema sendo suas proposições estudadas até os dias de hoje e frequentemente abordadas dada a sua qualidade didática de agrupar diversas informações em unidades menores dotadas de maior significado. 

    Gabarito: D
  • Mamelonização: Partindo de uma perspectiva morfoclimática, podemos notar que a mamelonização extensiva, se refere a um mar de morros sendo essa expressão utilizada para designar o relevo nas colinas dissecadas da serra geral. 

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/8740479#readmore

  • CONTINUAÇÃO....

    Domínio dos mares de morros: O domínio das áreas mamelonadas tropicais-atlânticas florestadas se estende pelo litoral brasileiro em uma área total de aproximadamente 1 milhão de km2, do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Era originalmente recoberto pela Mata Atlântica, floresta tropical de vegetação latifoliada e higrófita. Devido ao desmatamento provocado pela colonização e urbanização, resta apenas 7% dessa vegetação. Assim, o relevo mamelonado (morros em forma de meias-laranjas) passou a ser a característica principal desse domínio. O principal impacto é a ocupação humana. É considerado um hotspot da biodiversidade, isto é, área com enorme presença de vegetação endêmica e com menos de 25% da sua cobertura original.

    Domínio da Araucária: Os planaltos subtropicais com araucárias são terrenos predominantemente sedimentares-basálticos, localizados no Sul do país, em uma região de clima subtropical. É no estado do Paraná onde se observa a maior concentração de sua vegetação bem peculiar, a araucária – uma floresta de pinheiros aciculifoliados (folhas em forma de agulhas).

    Domínio do Cerrado: É o domínio dos chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas-galerias. Apresenta uma vegetação tropófita adaptada ao clima tropical típico ou continental, com verão chuvoso e inverno seco. Nas áreas com maior umidade, como nas margens dos rios, observa-se a formação das florestas-galerias. O relevo é constituído principalmente por planaltos sedimentares e chapadas (relevo em forma de mesa). Os solos são intensamente laterizados, e, por isso, são solos ácidos com grande concentração de alumínio. A deficiência É o segundo domínio considerado um hotspot, devido à destruição pela cultura da soja.

  • RESUMINHO.

    Domínio da Caatinga: O domínio das depressões Inter montanas e Inter planálticas semiáridas é caracterizado por uma vegetação xerófila adaptada ao clima semiárido, como as cactáceas e arbustos caducifólios e espinhosos, que podem armazenar água no caule e nas raízes. Geralmente, é associado a uma vegetação esbranquiçada. É o único bioma típico do país, embora alguns pesquisadores o caracterizem como Estepe( é uma formação vegetal de planície com poucas árvores, composta por herbáceas e pequenos bosques, similar à pradaria, embora este último tipo de planície – que ocorre em climas mais úmidos – contenha gramíneas mais altas em relação à estepe). O relevo é marcado por inselbergs (morros residuais com entorno plano).

    Domínio herbáceo: Domínio das pradarias As áreas de coxilhas subtropicais com pradarias mistas são também denominadas Pampas ou Campos Sulinos. Apresentam um relevo formado por coxilhas (colina aplainada) recobertas por vegetação herbácea, isto é, vegetação rasteira, como as gramíneas. O clima predominante é o subtropical.

    Domínio amazônico: O domínio das terras baixas florestadas equatoriais é caracterizado pela Floresta Amazônica, com vegetação latifoliada, higrófila, hidrófila, grande biodiversidade e três extratos de vegetação (mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme). O clima é equatorial, quente e úmido, e o relevo é formado por terras baixas (Planície Amazônica) e planaltos residuais. Em geral, os solos da Amazônia são muito desenvolvidos e de baixa fertilidade, com exceção de alguns pontos de terra preta (solo orgânico muito fértil) e solos aluviais (margens dos rios). O principal impacto é o avanço da pecuária, que é responsável por 70% do desmatamento. A extração de madeira e o avanço da soja, somados à atividade pecuária, caracterizam o avanço da fronteira agrícola sobre esse domínio.

  • GABARITO - D

    Cerrado é caracterizado por ter muitos planaltos, o que demonstra poucos morros extensos e picos elevados. Já os mares de morros vem descendo desde "cima" do Brasil até a região sudeste mais ou menos, o que é explicado pelo "pães de áçucar".

    CAVEIRA!