SóProvas


ID
2428825
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

      Nos poemas indianistas, o heroísmo dos indígenas em nenhum momento é utilizado como crítica à colonização europeia, da qual a elite era a herdeira. Ao contrário, pela resistência ou pela colaboração, os indígenas do passado colonial, do ponto de vista dos nossos literatos, valorizavam a colonização e deviam servir de inspiração moral à elite brasileira. (...) Já o africano escravizado demorou para aparecer como protagonista na literatura romântica. Na segunda metade do século XIX, Castro Alves, na poesia, e Bernardo Guimarães, na prosa, destacaram em obras suas o tema da escravidão.

(Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o ensino médio. São Paulo: Atual Editora, 2013, p. 436-37) 

A escravidão, com características diferenciadas, também existiu na Roma Antiga, onde, a partir do século IV a.C., houve a

Alternativas
Comentários
  • Letra E ... Tanto é que esse período de inchaço de escravos ocasionou no desemprego da população com a mão de obra escrava

  • Jura que não é a D?

  • Erro da D é dizer que os escravos por dívidas, que foi abolida apenas para os romanos em 326 a.C., tinha alguns direitos políticos, sendo que escravos não tem nenhum direito e nem cidadão é considerado.

  • A) Aleatório e específico ao mesmo tempo. É sabido que, sim, havia preconceito contra os chamados "bárbaros" - aqueles de língua e terra distinta, mas não necessariamente "raça", visto que o preconceito se aplicava até mesmo aos gregos.

    B) Nenhuma revolta foi bem sucedida (Escravos, Catilina, Sertório etc.).

    C) Escravos estavam presentes em diversos locais, inclusive nas propriedades dos magistrados, executando serviços domésticos.

    D) Escravo não possui diretos políticos. De toda forma, foi justamente no século citado (IV a.C.) em que houve a promulgação da Lei Licínia-Sextia, extinguindo a escravidão por dívidas.

    E) Perfeito. Quase todos os períodos romanos se basearam em expansão territorial, latifúndios e escravidão.