SóProvas


ID
2429287
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto e responda a questão.

“O prêmio Nobel da Medicina de 2015 foi atribuído esta segunda-feira aos investigadores William Campbell e Satoshi Omura “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra as infecções causadas por parasitas nemátodos”; e à cientista Tu Youyou, “pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra a malária”, anunciou o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia)”.

(GERSCHENFELD, Ana. Nobel da Medicina recompensa três investigadores por trabalhos sobre parasitas. 2015. Disponível em: . Acesso em: 06 out.2015)

Assinale a alternativa que NÃO está correta.

Alternativas
Comentários
  • A malária tem como agente etiológico o parasita plasmodium que é transmitido pelo mosquito prego (anopheles). Portanto, não é a estrutura sanitária que causa a alta incidência dessa doença, e sim o desmatamento, aumentando a proliferação desses mosquitos nas cidades. Letra B está incorreta.

  • Todas as pessoas do planeta é muita gente. 

  • Plasmodium não é um nematelminto.

  • tbm achei essa letra E bem complicada. n tem como generalizar assim. marquei E por causa dos resíduos solidos podem servir como reservatório para proliferação dos mosquitos.. poxa!
  • A letra B fala que a sistema de saneamento básico deficitário é a principal causa de malária. Pode até ser, mas não a principal. A principal é o mosquito.

    A letra E fala da infecção por nematódeos que ocorre virtualmente em todos os humanos. Ora, as verminoses ocorrem por ingestão de alimentos mal lavados. Por isso, uma vez ou outra alguém vai ter uma verminose, inevitavelmente. Por isso, quando levamos uma criança ao médico, o pediatra por profilaxia já prescreve vermífugo. Todo mundo tem, ou já teve, mas não chega a matar por desidratação como a giardiase ou amebiase, protozooses.