SóProvas


ID
2429422
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

FGTS é a sigla de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É um depósito mensal, referente a um percentual de 8% do salário do empregado, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária no nome do empregado que deve ser aberta na Caixa Econômica Federal.

Sobre o FGTS é CORRETO afirmar que:

I. O FGTS tem o objetivo de auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de doenças graves e até catástrofes naturais.

II. O FGTS não é descontado do salário do empregado e sim uma obrigação do empregador.

III. O FGTS foi instituído em 1966 e é regulado por uma lei federal.

IV. Quem tem direito ao FGTS são trabalhadores urbanos e rurais, através do regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), trabalhadores avulsos, empregados domésticos.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi essa questão! o FGTS é devido qualquer hipótese de encerramento do vínculo?

  • I. O FGTS tem o objetivo de auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de doenças graves e até catástrofes naturais.

    O correto não seria demitido sem justa causa?

  • Essa questão é nula. Pois a I está errada. Não é em qualquer situação de demissão, já que na demissão por justa causa o empregado não pode sacar os valores do FGTS e nem recebe a multa dos 40% sobre o valor acumulado na conta vinculada.

  • gABARITO nOrMaL!!! sEGUE O bAILE!!!!!

  • Questão sem gabarito.

     

    I – ERRADO: Lei 8.036/90. Art. 20. A conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada nas seguintes situações: I - despedida sem justa causa, inclusive a indireta, de culpa recíproca e de força maior;

     

    II – Lei 8.036/90. Art. 15. Para os fins previstos nesta lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, até o dia 7 (sete) de cada mês, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8 (oito) por cento da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da CLT e a gratificação de Natal a que se refere a Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, com as modificações da Lei nº 4.749, de 12 de agosto de 1965.

     

    III – Lei 8.036/90. Art. 1º O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), instituído pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, passa a reger-se por esta lei.

     

    IV – CF/88: Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: III - fundo de garantia do tempo de serviço;

     

    Lei Complementar 150/15: Art. 21.  É devida a inclusão do empregado doméstico no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), na forma do regulamento a ser editado pelo Conselho Curador e pelo agente operador do FGTS, no âmbito de suas competências, conforme disposto nos arts. 5o e 7o da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, inclusive no que tange aos aspectos técnicos de depósitos, saques, devolução de valores e emissão de extratos, entre outros determinados na forma da lei.

  • E em caso de demissão voluntária?

  • Uma coisa é ter direito ao FGTS acumulado em sua conta, outra coisa é ter direito ao SAQUE do FGTS

  • O item I esta não formulado " em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego".

  • Não entedi esse gabarito.

  • Questão mais viajada!

  • Gabarito: E

     

    A questão está correta quanto ao item I, pois qualquer empregado tem o direito de ser depositado o FGTS em sua conta vinculada, o fato de ser demitido por justa causa ou sem justa causa vai afetar o direito a movimentação dessa conta (retirar o FGTS), ou seja, o empregado despedido com justa causa tem, ainda, na sua conta os saldos do FGTS, só não poderá retirar nessse momento. 

  • III. O FGTS foi instituído em 1967 e é regulado por uma lei federal.

  • Atenção.  A banca publicou como correta a alternativa b, faltou correção aqui no site. 

  • po justa causa nao tem fgts.. slc 

  • Micael Silvaeira mata a charada. 

     

    Item I CORRETO

  • Ninguém comentou a segunda alternativa, que pra mim está correta.
  • Oi?!

  • Fatos importantes:

    O FGTS foi instituído em 1966, através da Lei 5.107, momento em que não era obrigatório filiar-se.

    O FGTS tornou-se obrigatório em 1988 para aos trabalhadores urbanos e também para os trabalhadores rurais (antes o FGTS não era nem obrigatório e nem facultativo para estes, o que foi possível com a Carta Magna, que tentava equiparar os direitos entre trabalhadores urbanos e rurais). 

  • Mas a afirmativa II está errada????

  • Para mim, essa questão é passível de anulação, senão vejamos:

    I. O FGTS tem o objetivo de auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de doenças graves e até catástrofes naturais.

     

    Ora, se na despedida por justa causa o trabalhador não pode sacar o FGTS, então o FGTS não vai auxiliá-lo nessa situação.

    Foi esse o raciocínio que eu adotei para resolver a questão, e a assertiva pode ser interpretada desse modo.

  • Questão Anulável !!!

  • O rural não tem direito ao FGTS em decorrência da CLT, mas em decorrência da CF/88 e da Lei 5.889/73... na minha opinião a ultima alternativa também está errada.

  • que questão absurda.

  • Alternativa E é a correta mesmo.Item l está correto.

    Interpretação de texto é a chave da questão. Basta focar no começo e no fim da alternativa l

    I. O FGTS tem o objetivo de auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de doenças graves e até catástrofes naturais.

    se um empregado for demitido por justa causa, o valor do FGTS realmente fica retido na conta, mas se ele tem ou venha a ter uma doença grave, incurável ele vai poder sim sacar o FGTS

    OU

    quando o Governo Federal libera o saque das contas inativas

    DESENHANDO...

    Independente da modalidade da demissão do trabalhador, se o trabalhador ou ex-trabalhador:

    possui ou adquiriu doença grave = libera o saldo do FGTS

    perdeu a casa em uma catástrofe = libera o saldo do FGTS

    Até agora errei 3 vezes esta questão, espero um dia acertá-la,a ficha está caindo agora...hheeheheeh

    REPETIÇÃO COM CORREÇÃO ATÉ A EXAUSTÃO LEVA A APROVAÇÃO