SóProvas


ID
2429455
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

Cartório é o local no qual trabalha o notário ou tabelião, profissional responsável pelo registro, organização, e autenticidade de documentos. Segundo a lei dos cartórios, cabe ao notário/tabelião formalizar e legalizar acordos e negócios, além de autenticar fatos.

De acordo com a responsabilidade e encargo, podem existir diferentes tipos de tabeliões e consequentemente diferentes tipos de cartório:

Assinale a alternativa CORRETA:

I. Cartórios de Notas.

II. Cartórios de Protesto.

III. Cartórios de Registro de Imóveis.

IV. Cartórios de Registro de Títulos e Documentos.

V. Cartórios de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

VI. Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas.

VII. Oficiais de Registro de Distribuição.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • não custa lembra:

    tabelião ou notário só existe no cartório de notas e de protesto, nos demais é registrador.

    assim o gabarito seria I e II corretas.

    a questão não foi elabrada para concurso de cartório p isso apresenta esse equívoco.... mas o examinador poderia dar uma consultada no google kkk

         
  • A questão quer saber os tipos de cartório que existem, e não confirmar quais funcionários existem nos mesmos!

  • I - Cartório de Notas

    II - Cartório de registro das Pessoas Jurídicas.


    GAB. C.


    O cartório é composto por um notário ou tabelião.

  • A própria lei define TABELIONATO DE NOTAS E TABELIONATO DE PROTESTO e não CARTÓRIO DE NOTAS / CARTÓRIO DE PROTESTO! #força

  • GAB C

    Tabeliões? Tabeleãos? tabalões?

    Qual é o plural de tabelião?

    Feminino: tabelioa ou tabeliã. Plural: tabeliães.

  • Jesussssssss amado! Excluam essa questão do QConcursos! Que nháca! Totalmente equivocada!

  • A Banca demonstra desconhecimento técnico relacionado ao tema. Mistura e confunde. Responderá a questão quem adivinhar o que a Banca pretendia dizer. Facilita, nessa tarefa, a leitura das alternativas. O Direito Notarial e Registral é rico, técnico, robusto e de suma importância. Por isso, merece mais respeito, não só dos profissionais do direito, como também das Bancas examinadoras.

  • A questão exige do candidato o conhecimento sobre os tipos de serventias extrajudiciais existentes no Brasil. Para tanto, deverá ter em mente a Lei 6015/1973, que dispõe sobre os registros públicos, bem como a Lei 8935/1994 que regulamentou o artigo 236 da Constituição Federal.
    No artigo 3º da Lei 8935/1994 é conceituado que o notário ou tabelião e oficial de registro ou registrador são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro.
    Em seguida, no artigo 5º da citada lei é definido que os titulares de serviços notariais e de registro são os: I - tabeliães de notas; II - tabeliães e oficiais de registro de contratos marítimos; III - tabeliães de protesto de títulos; IV - oficiais de registro de imóveis; V - oficiais de registro de títulos e documentos e civis das pessoas jurídicas; VI - oficiais de registro civis das pessoas naturais e de interdições e tutelas e VII - oficiais de registro de distribuição.
    A Lei 6015/1973 regulamenta os serviços dos registros civil de pessoas naturais, o registro civil de pessoas jurídicas, o registro de títulos e documentos e o registro de imóveis.  Por sua vez, o tabelionato de protesto de títulos e outros documentos de dívidas é regulamentado pela Lei 9492/1997 e o tabelionato de notas tem como grande balizador da sua atividade a Lei 7433/1985 que dispõe sobre os requisitos para a lavratura de escritura pública.
    Desta forma, todas as assertivas estão corretas, sendo o gabarito correto a letra C.
    GABARITO: C


  • Questão não técnica e confusa.