-
Lei 8.935, de 18/11/94:
Art. 7º Aos tabeliães de notas compete com exclusividade:
I - lavrar escrituras e procurações, públicas;
II - lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados;
III - lavrar atas notariais;
IV - reconhecer firmas;
V - autenticar cópias.
Parágrafo único. É facultado aos tabeliães de notas realizar todas as gestões e diligências necessárias ou convenientes ao preparo dos atos notariais, requerendo o que couber, sem ônus maiores que os emolumentos devidos pelo ato.
Dica do Paulo Machado: LAVRA a PETA que eu FICO.
P = lavrar PROCURAÇÕES PÚBLICAS
E = lavrar ESCRITURAS PÚBLICAS
T = lavrar TESTAMENTOS PÚBLICOS E APROVAR OS TEST CERRADOS
A = lavrar ATAS NOTARIAIS
FI = reconhecimento de firmas
CO = autenticar cópias
-
A)Cartório de Notas.
É facultado aos tabeliães de notas realizar todas as gestões e diligências necessárias ou convenientes ao preparo dos atos notariais, requerendo o que couber, sem ônus maiores que os emolumentos devidos pelo ato.
P = lavrar PROCURAÇÕES PÚBLICAS
E = lavrar ESCRITURAS PÚBLICAS
T = lavrar TESTAMENTOS PÚBLICOS E APROVAR OS TEST CERRADOS
A = lavrar ATOS NORMATIVOS
-
A questão exige do candidato o conhecimento sobre qual serventia detém a atribuição de lavrar escrituras públicas, reconhecer firmas e autenticar cópia de documentos, além de nele se lavrar, por exemplo, divórcios, inventários e partilhas, escrituras de compra e venda, doação, união estável, hipoteca, etc.
A questão exige, portanto, que o candidato saiba o artigo 7º da Lei 8935/1994 que prevê que aos tabeliães de notas compete com exclusividade: I - lavrar escrituras e procurações, públicas; II - lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados; III - lavrar atas notariais; IV - reconhecer firmas; V - autenticar cópias.
Portanto, a resposta correta é na serventia extrajudicial do Tabelionato de Notas ou como colocado na alternativa A, no Cartório de Notas.
GABARITO: LETRA A