SóProvas


ID
2430409
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em pacientes intoxicados, as manifestações oculares são importantes para o acompanhamento do quadro, sendo que algumas manifestações clínicas muitas vezes estão relacionadas a agentes tóxicos específicos. Dentre os agentes tóxicos que estão frequentemente associados ao quadro de miose estão, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • a) Opioides,  Correto, características marcante dos opióides é a miose.

     

    b) Clonidina, agonista direto dos receptores adrenérgicos a2 seletivos, esses receptores e seus subtivos acoplam-se a uma variedade de efetores, em geral inibindo a adenilato-ciclase. A ativação dos recepores a2a inibe a liberação de NE a partir das terminações nervosas simpáticas e em suprmiras eferências simpáticas desde o cérebro, levando à hipotensão. Reduzem a pressão intraocular e por isso promovem a miose.

     

    c) Anticolinérgicos - GABARITO . Sua característica é inibir a ação da acetilcolina. Os anticolinérgicos são classificados como diretos e indiretos. Os anticolinérgicos diretos também chamados de antimuscarínicos, são drogas que antagonizam nos receptores muscarínicos, e antinicotínicos por antagonizar a ação da acetilcolina nos receptores nicotínicos. Os anticolinérgicos indiretos agem interferindo na síntese, armazenamento e liberação da acetilcolina, a exemplo da toxina botulínica. Uma das caracterísicas dos anticolinérgicos são a Midríase.

     

    d) Fenotiazinas -protótipo da prometazina, bloqueia os impulsos gerados pela dopamina nas sinapses, possui efeitos antipsicóticos e antihistamínicos, tb tem fortes efeitos antieméticos, anticolinérgicos, hipotensão e sedativo; tem efeito extrapiramidal fraco ou médio. As fenotiazinas diminuem o limiar convulsivo, suprimem o reflexo da tosse e aumentam a concentração de prolactina.

     

    e) Anticolinesterásicos - anticolinesterásicos aumentam a quantidade de acetilcolina. Um dos efeitos característicos do aumento da atividade colinérgica é a constrição do músculo esfíncter da pupila causando miose.

     

  • CATECOLAMINAS = SIMPATICO

    ACETILCOLINA = PARASSIMPATICO

    MIDRIASE = AUMENTO DAS PUPILA = EFEITO SIMPATICO

    MIOSE = DIMIUIÇÃO DA PUPILA = EFEITO PARASSIMPATICO

    NÃO DA PARA DECORAR TODOS OS EFEITOS PERIFERICOS QUE TODAS AS DROGAS TEM. ACHO QUE O ELABORADOR SABE DISSO. ACREDITO QUE O ELABORADOR QUER SABER SE O CANDIDATO SABE SE A MIOISE É UM EFEITO SIMPATICO OU PARASSIMPATICO