SóProvas


ID
2430868
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como se forma uma caverna?
A caverna se forma quando água ácida penetra no solo, entra em contato com rochas calcárias e as dissolve, formando “ocos” no relevo. Esse processo é o que define o surgimento da maioria dos tipos de caverna. Segundo a espeleologia, ramo da ciência que estuda o assunto, caverna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam o acesso de seres humanos. Mas essa definição também abrange outras formas, como as cavernas em geleiras, recifes de coral ou rochas não calcárias. Outras variedades surgem provocadas por erosão, lava ou substâncias produzidas por bactérias. Seja qual for o tipo, elas são importantes não só para curiosos, mas para os cientistas também. “As cavernas são um baú fabuloso de recordações da história do planeta e da vida”, diz o espeleólogo Clayton Ferreira Lino, coordenador da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera. Dentro desse baú, há informações sobre a história geológica da Terra, a formação da vida no planeta e a evolução do ser humano. Enquanto usavam as cavernas como casa, esconderijo e até como templo, nossos ancestrais deixaram inscrições nas paredes, fósseis e materiais que dão pistas de como era a vida na época das cavernas.
Disponível em: . Acesso em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-forma-uma-caverna> 24 jul. 2016.  

Assinale a alternativa correta a respeito dos aspectos sintático-semânticos dos fragmentos do texto.

Alternativas
Comentários
  • a- ? 

    b- denota conformidade  " conforme a espeleologia...."

    c - que retoma o sujeito toda cavidade ..

    d- há a figura de linguagém metefora, pois ele compara as cavernas a baús.

    e - as palavras casa, esconderijo e templo foram usadas como sinônimos 

  • Hiperônimo

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Hiperônimo é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra mas com o sentido mais abrangente, podendo ter várias possibilidades para um único hipônimo.[1] Por exemplo, a palavra flor está associada a todos os tipos de flores: rosa, dália, violeta, etc.

    Hipônimo têm sentido mais restrito que os hiperônimos, ou seja, hipônimo é um vocábulo mais específico. Por exemplo: Observar, examinar, olhar, enxergar são hipônimos de ver.

    Hiperônimo e hipônimo são dois termos usados pela semântica moderna. São elementos importantes na coesão do texto evitando repetições através da retomada de ideias anteriores.[2][3]

    Exemplos

    A primeira palavra é o hiperônimo, por conter o significado mais abrangente do termo. As demais palavras que se associam a ela são os hipônimos, pois estão ligadas à ideia geral do hiperônimo.

    animal: mamífero;

    informática: computador

    meio de transporte: ônibus

    moradia: apartamento

    profissão: advocacia

    doença: gripe

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hiper%C3%B4nimo

  • GABARITO C

     

    Na letra A...se você ler rápido e marcar vai confundir e errar(que nem eu fiz). 

    ''... rochas calcárias e as dissolve...”, a função sintática que o pronome em destaque exerce é de complemento nominal, uma vez que substitui o nome “rochas”.  (essa parte tá certa...substitui rochas) (parte em vermelho que tá errada)

     

    A C tá correta Em “...caverna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam o acesso de seres humanos...”, o pronome relativo substitui o antecedente e passa a exercer a função sintática de sujeito.