SóProvas


ID
2432044
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em sua gênese, o Serviço Social brasileiro teve como pilares:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o termo surgimento da questão social.
  • alguém sabe a fonte? pq o surgimento da q.s. em si não é pilar do  SESO, o pilar é o início da intervenção do Estado na Q.s e a necessidade de um profissional para operacionalizar essa intervenção.

  •  

     Pereira (2001) destaca três modelos de organização do Estado durante o século XX: o Estado Liberal, o Welfare State e o Estado Neoliberal, sendo que a adopção de qualquer destes modelos derivou das transformações da Questão Social.

    Segundo Iamamoto (2011), a gênese do Serviço Social no Brasil, enquanto profissão inscrita na divisão social do trabalho está relacionada ao contexto das grandes mobilizações da classe operária nas duas primeiras décadas do século XX, pois o debate acerca da “questão social”, que atravessa a sociedade nesse período, exige um posicionamento do Estado, das frações dominantes e da Igreja.

    Temos a evidência da(s) política(s) como elemento funcional e estratégico da ordem monopolista, por constituir(em) a resposta necessária aos interesses da burguesia e à consequente necessidade de legitimação do Estado burguês face as “novas” configurações dos conflitos de classe, suscitados por essa ordem do capital e pela consequente conformação política dos movimentos operários – mecanismo tomado como eficiente para aplacar os conflitos que ameaçam pôr em xeque a ordem societária estabelecida, ou seja, os antagonismos da relação capital/trabalho, objetivados nas múltiplas e tipificadas expressões da “questão social” (FORTI, 2013, p. 51).

     

    Como profissão inscrita na divisão do trabalho, o Serviço Social surge como parte de um movimento social mais amplo, de bases confessionais, articulado à necessidade de formação doutrinária e social do laicato, para uma presença mais ativa da Igreja Católica no ‘mundo temporal’, nos inícios da década de 30. Na tentativa de recuperar áreas de influências e privilégios perdidos, em face da crescente secularização da sociedade e das tensões presentes nas relações entre Igreja e Estado, a Igreja procura superar a postura contemplativa (IAMAMOTO, 2011, p. 18)

  • Gabarito B (a menos absurda)

     

  • Gabarito B

    Em sua gênese, o Serviço Social brasileiro teve como pilares a questão social  e a articulação e legitimação do Estado, patrocinado pela burguesia e ensinado pela Igreja Católica, para o controle social em prol do desenvolvimento econômico do País.

    Nossa gênese NÃO está atrelada a criação das instituições socioassistenciais ou as criação das primeiras escolas de Serviço Social, bem como a expansão das instituições assistenciais e filantrópicas. 

    Para compreender a questão a base de estudos deve partir do livro de Marilda Imamoto e Raul de Carvalho, no livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico metodológica. Precisamente a parte I, cap II e parte II, caps. I,II e III.