SóProvas


ID
2432470
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Freire (2013), uma das tarefas primordiais do professor é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se "aproximar" dos objetos cognoscíveis. Por isso, dois momentos são considerados fundamentais: ensinar e aprender o conhecimento já existente e trabalhar a produção do conhecimento ainda não existente. Para o autor, ensinar, aprender e pesquisar lidam com esses dois momentos do ciclo que ele denominou de

Alternativas
Comentários
  • [...] o nosso conhecimento do mundo tem historicidade. Ao ser produzido, o conhecimento novo supera o outro que antes foi novo e se fez velho e se “dispõe” a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente. Ensinar, aprender e pesquisar lidam com esses dois momentos do ciclo gnosiológico: o em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente. A “do-discência” – docência-discência – e a pesquisa, indicotomizáveis, são assim práticas requeridas por estes momentos do ciclo gnosiológico (FREIRE, 1996, p. 28).

  • Ciclo Gnosiológico: Teoria geral do conhecimento, na qual se reflete sobre a concordância do pensamento entre sujeito e objeto.

    Objeto: qualquer coisa exterior ao espírito, uma ideia, um fenômeno, um conceito, etc., mas visto de forma consciente pelo sujeito.

    De acordo com Paulo Freire, o Ciclo Gnosiológico é o movimento que se dá entre o educador e o aprendiz, ou como o patrono da educação brasileira gostava de chamar: a dô-discência (conceito que expressa a mutualidade inseparável entre o educador e o aprendiz no processo de ensinar-aprender).

    “Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” Pedagogia da Autonomia

    Podemos resumir o Ciclo Gnosiológico como o momento de ensino e aprendizagem do conhecimento já existente e o momento de trabalhar a produção do conhecimento ainda não existente. As práticas da do-discência e da pesquisa são fundamentais nestes dois momentos do ciclo, tanto de forma individual (auto-reflexão) ou compartilhada (aprendizagem coletiva).

    Fonte: Andragogia Brasil Especialistas em Adultos