Ciclo Gnosiológico: Teoria geral do conhecimento, na qual se reflete sobre a concordância do pensamento entre sujeito e objeto.
Objeto: qualquer coisa exterior ao espírito, uma ideia, um fenômeno, um conceito, etc., mas visto de forma consciente pelo sujeito.
De acordo com Paulo Freire, o Ciclo Gnosiológico é o movimento que se dá entre o educador e o aprendiz, ou como o patrono da educação brasileira gostava de chamar: a dô-discência (conceito que expressa a mutualidade inseparável entre o educador e o aprendiz no processo de ensinar-aprender).
“Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” Pedagogia da Autonomia
Podemos resumir o Ciclo Gnosiológico como o momento de ensino e aprendizagem do conhecimento já existente e o momento de trabalhar a produção do conhecimento ainda não existente. As práticas da do-discência e da pesquisa são fundamentais nestes dois momentos do ciclo, tanto de forma individual (auto-reflexão) ou compartilhada (aprendizagem coletiva).
Fonte: Andragogia Brasil Especialistas em Adultos