SóProvas


ID
243421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os países do Oriente Médio são construções políticas
artificiais, impostas. A herança colonial deu lugar a um equilíbrio
instável, que, de tempos em tempos, é transmudado em guerras. Não
sou otimista. Gaza poderá ser vista como escaramuça preparatória de
um grande conflito que está em gestação. Os interesses de Israel e do
Irã não têm denominador comum.

César Benjamin. Gaza pode prenunciar grande conflito.
In: Folha de S.Paulo
, 10/1/2009, capa (com adaptações).

A partir da leitura do texto acima e considerando o cenário do Oriente Médio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Estado da Palestina é uma organização política reconhecida parcialmente como um estado soberano no Oriente Médio.
    O Estado da Palestina não é reconhecido pelas Nações Unidas.
    Alguns países da União Europeia, como o Reino Unido, mantêm relações com a Autoridade Nacional Palestiniana, estabelecida através dos Acordo de Paz de Oslo. Brasil se soma a uma lista de mais países que reconhecem o Estado Palestino, entre eles, todos os países árabes, a maioria dos africanos, boa parte dos asiáticos e da Europa Oriental. Reconhecendo também a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), desde 1975 como "legítima representante do povo palestino".

    Fonte Wikipedia
  • Uma nação é formada por um grupo de indivíduos que apresenta características históricas, culturais, idioma, costumes, valores sociais, entre outros elementos em comum, formando, assim, uma identidade cultural. Tendo em vista todas essas semelhanças, surge a necessidade da formação de um Estado-Nação próprio, onde será exercido o poder sobre um território delimitado e reconhecido pela comunidade internacional. Entretanto, várias nações não têm um território autônomo, vivendo, portanto, em áreas onde o poder é exercido por outros grupos. Entre as principais estão:

    Palestinos:
    Os Palestinos ocupam uma área do Oriente Médio. Essa nação, formada por mais de 7 milhões de pessoas, reivindica a criação do Estado Palestino, além da reincorporação de terras ocupadas por Israel. Os constantes conflitos envolvendo árabes e israelenses provocaram grandes fluxos migratórios de palestinos para o Líbano, Síria, Egito e Jordânia, fato que enfraqueceu a luta pela formação do Estado Palestino. No entanto, a OLP (Organização para Libertação da Palestina) continua lutando pela autonomia política e territorial dessa grande nação.

    Incremente seus conhecimentos e leia sobre mais nações sem estado em "http://www.brasilescola.com/geografia/nacoes-sem-estado.htm".

  • O conflito Israel-Palestina tem origem na ocupação da antiga Palestina a partir do final do século XIX. EM 1948, com a criação do Estado de Israel, aumenta a imigração judia para região, o que irá intensificar também os confrontos.

    Com a Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel ocupa os territórios de Jerusalém Oriental, as Colinas de Golan e a Cisjordânia. A postura de Israel de não deixar as áreas ocupadas, junto aos atentados e boicotes por parte de palestinos que não reconhecem o Estado judeu, impedem que os conflitos terminem.
    Nesse contexto, a formação efetiva de um Estado Palestino é vista por muitos como ponto crucial para a concretização de um processo de paz, uma vez que amenizaria problemas básicos sofridos pela população palestina como a fome (embora a Faixa de Gaza tenha acesso ao mar, não é permitida a pesca), pobreza e desemprego (intervenções contra o “comércio" palestino), além da dependência de recursos básicos como eletricidade, água e meios de comunicação.

     A resposta correta é a letra A.
  • A inexistência efetiva de um Estado palestino é vista por muitos como fator desestabilizante e gerador de crises sucessivas na região.

    O Estado da Palestina é uma organização política reconhecida parcialmente como um estado soberano no Oriente Médio.

    Gab. A