SóProvas


ID
2434384
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É característica de um líder transformacional:

Alternativas
Comentários
  • A liderança transformacional é caracterizada pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade de qualquer lugar por onde passa. Esse é um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos, além de ser visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

  • RECOMPENSA:  TRANSACIONAL

    INSPIRAÇÃO: TRANSFORMACIONAL

  • Laissez-faire. (Francês) - Deixar fazer - É a figura do Líder Liberal.

  • A questão quer o item que traga uma característica ou um sinônimo da liderança transformacional.

    De acordo com Robbins (2010) os líderes transformacionais se caracterizam pelo seguinte: "Líderes que inspiram seus seguidores a transcenderem os próprios interesses e que são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados".

    A- CORRETA. A inspiração é a palavra-chave dessa teoria de liderança.

    B- INCORRETA. Recompensa tem relação com a liderança transacional e não com a transformacional.

    C- INCORRETA. De uma forma geral, a administração por exceção é aquela em que o líder vai se concentrar no que julga mais importante e delegar as demais tarefas.

    Na obra de Robbins (2010), administração por exceção é típica do líder transacional (baseado em recompensas):

    • Administração por exceção (ativa): "procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias".
    • Administração por exceção (passiva): "intervém apenas quando os padrões não são alcançados".

    D- INCORRETA. O estilo laissez-faire ou liberal (liderança frouxa) não tem relação com a liderança transformacional.

    Fonte: Robbins, Stephen P. , Timothy A. Judge, Filipe Sobral .Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall. 2010

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    Teoria de Liderança Transacional, é baseada na troca, nas transações de esforços por recompensas.

    Liderança Transformacional, é o líder visionário, que promove confiança e visão que transcende os limites comuns.

    ===

    Q936892

  • Liderança Transacional:

    De acordo com Bass (1990)5 , nesse estilo de liderança, os seguintes tipos de abordagem podem ser adotados pelo líder:

    Administração por recompensa contingente: o líder negocia a troca de recompensas por esforço. Ele promete recompensas pelo bom desempenho e reconhece as conquistas dos liderados. Ele diz exatamente o que o subordinado deve fazer para ser recompensado.

    Administração por exceção ativa: o líder procura, observa e monitora as ações dos subordinados para tomar as atitudes corretivas necessárias assim que os desvios das regras e padrões forem identificados (perceba que, nesse caso, o líder está atuando ativamente).

    Administração por exceção passiva: o líder intervém para corrigir as ações dos subordinados apenas quando os padrões ou as metas não são alcançados (perceba que, nesse caso, o líder está atuando passivamente; ou seja, apenas depois que os resultados não foram alcançados). 

    Administração Laissez-faire: o líder evita tomar decisões. Ele abdica de suas responsabilidades. A tomada de decisões fica por conta dos liderados.

    Por exclusão, a resposta é A.

    Liderança Transformacional:

    Segundo Bass (1990)7 , os lideres podem adotar quatro estilos de comportamentos transformacionais:

    Influência idealizada: o líder estimula o orgulho e ganha o respeito e a confiança de seus subordinados. Ele oferece uma visão e o sentido da missão.

    Motivação inspiracional: o líder comunica as suas altas expectativas. Ele utiliza símbolos para focalizar os esforços e manifesta propósitos importantes de maneira simples.

    Estimulação intelectual: o líder promove a inteligência e a racionalidade de seus liderados. Além disso, desenvolve a cuidadosa resolução dos problemas.

    Consideração individualizada: o líder fornece orientação personalizada para cada liderado. Ele orienta, aconselha e trata cada funcionário de forma individualizada.