SóProvas


ID
2434927
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No livro de Chiavenato (2010), "Gestão de Pessoas", o modelo de Thomas, que retrata cinco estilos de administração de conflitos, é relacionado com a criação de diferentes resultados. Qual estilo tende a criar um conflito do tipo ganhar/ perder e ocorre quando cada parte dá algo e ganha algo de valor, mas nenhuma parte fica totalmente satisfeita e os antecedentes para futuros conflitos ficam mantidos?

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o estilos de gravidade dos conflitos. Vejamos qual das alternativas contém o estilo que tende a criar um conflito do tipo ganhar/ perder e ocorre quando cada parte dá algo e ganha algo de valor, mas nenhuma parte fica totalmente satisfeita e os antecedentes para futuros conflitos ficam mantidos

    Os principais estilos de gestão de conflitos são:

    • Acomodação: é a estratégia de ceder ao oponente, deixando-o vencer. Essa estratégia funciona muito bem quando um dos lados deseja manter a harmonia ou não dá grande importância ao problema que deu origem ao conflito. É mais valioso se importar em trabalhar rumo ao alcance de um objetivo do que perder tempo com uma disputa.
    • Evitamento/Evitação: podemos chamar também de modelo "ninguém ganha nem perde". Aqui, a estratégia é abandonar ou ignorar a existência do conflito, considerando que o problema pode desaparecer ou se sozinho, sem disputa.
    • Colaboração: podendo ser também chamado de "eu ganho, você ganha", é o estilo em que a busca pelo consenso, que envolva outras pessoas além dos oponentes, é o principal objetivo. É uma solução colaborativa em que o objetivo é que todos saiam ganhando.
    • Solução de compromisso: pode ser chamada de "eu faço concessões, você também", busca uma solução em que os dois lados renunciam a algo para que chaguem a uma solução que lhes seja satisfatória. Para Chiavenato, "Ocorre quando os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças, ou quando as pessoas precisam chegar a uma solução temporária sem pressão de tempo".  Esse estilo é marcado, como a banca apresentou no enunciado por "nenhuma parte fica totalmente satisfeita e os antecedentes para futuros conflitos ficam mantidos".
    • Competição: é, como diz Maximiano (2016, p. 344) "um jogo de soma zero". Ao passo que um lado ganha, o outro perde, em decorrência de objetivos distintos. Conforme Chiavenato (2014, p. 395), " tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha enquanto a outra perde. Em casos extremos, uma parte alcança o que deseja com a completa exclusão da outra. Os métodos de ganhar/ perder podem não atingir as causas profundas do conflito e conflitos futuros podem vir a ocorrer".

    Tendo visto as estratégias, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

    MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.