SóProvas


ID
2435659
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A NBC T 16.8 – Controle Interno, aplicável ao Setor Público, esclarece que a estrutura de controle interno compreende ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação; e monitoramento.

Associe os termos relacionados à estrutura de controle interno na primeira coluna com a respectiva descrição na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

(1) Monitoramento

(2) Mapeamento de riscos

(3) Procedimentos de controle


( ) Identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil.

( ) Compreende o acompanhamento dos pressupostos do controle interno, visando assegurar a sua adequação aos objetivos, ao ambiente, aos recursos e aos riscos.

( ) Medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    "Monitoramento compreende o acompanhamento dos pressupostos do controle interno, visando assegurar a sua adequação aos objetivos, ao ambiente, aos recursos e aos riscos. 

    Mapeamento de riscos é a identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil. 

    Procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil, classificando-se em:

    (a)  procedimentos de prevenção – medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil;

    (b)  procedimentos de detecção – medidas que visem à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil."

     

    Fonte: NBC T 16.8 – CONTROLE INTERNO