SóProvas


ID
243679
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

No que se refere a Valor do Dinheiro no Tempo, Risco e Retorno, analise as afirmativas a seguir.

I - A quantia, recebida hoje com certeza, que é equivalente a um recebimento incerto que vai ocorrer em uma certa data futura, é o valor presente, na taxa de juros adequada ao risco, do recebimento futuro.

II - A quantia, recebida hoje com certeza, que é equivalente a um recebimento incerto que vai ocorrer em uma certa data futura, é o valor presente, na taxa de juros sem risco, do valor esperado do recebimento futuro.

III - Segundo a conceituação de Markowitz, risco de um investimento é a variância (ou o desvio padrão) do seu retorno.

IV - Seja um ativo financeiro X, cujo desvio padrão do retorno anual é 30%, e um outro ativo Y, cujo desvio padrão do retorno anual é 50%, segundo o Modelo de Apreçamento de Ativos de Capital (CAPM), de Sharpe e outros autores, o retorno esperado de Y é maior que o retorno esperado de X.

Considere-se correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Como medida de risco Markowitz adotou, no seu trabalho original, o desvio padrão dos retornos e seu modelo busca construir uma “fronteira eficiente”, que indica o “portfolio” de máximo retorno para cada nível de risco, ou o de mínimo risco para cada valor de retorno
  • No metodo do VPL, usa-se a TMA como taxa de desconto. Essa taxa, por sua vez, e' estabelecida pela empresa como sendo o seu custo de oportunidade. Por isso, a I esta' falsa!
  • Os itens I e II incorrem no mesmo erro e confundem o candidato por, quando lido de primeira vez, parecer que um anula o outro. Ou seja, dá impressão que o item I está correto e o II errado, já que o item um fala muito bonito sobre taxa de juros e ainda adequada ao risco de investimento e o II fala sem esse risco. Mas como eu disse antes, as duas incorrem no mesmo erro. O que é incerto no futuro de uma aplicação, ou de um investimento, não é o recebimento, mas sim o rendimento, o retorno desse investimento.

    http://admcomentada.com.br/petro2010/16-cesgranrio-petrobras-administrador2010/
  • " e II tem erro estilo CESPE (uma palavra), a palavra “recebimento”. O verdadeiro risco é o RETORNO, ele é incerto, o recebimento não. III está correta, pois foi Markowitz que atribui a covariância e a correlação a análise de riscos. Lembrando que a covariância deve ser negativas e quanto mais próxima de 1, melhor. A fórmula do CAPM é Rf+β(Rm-Rf), o desvio padrão é o β, é a variação com o mercado, é possível saber o risco, mas não o retorno esperado apenas com esse valor. Somente III, alt A."

    http://engprodpetrobras.blogspot.com.br/2014/05/gestao-de-riscos-em-analise-de.html

     

  • Alguem poderia explicar porque a altenativa IV está errada, já que quanto maior o desvio padrão mair o risco, logo maior retorno esperado

  • Tenho a mesma dúvida que a colega abaixo. Quem souber responder, ficaria grata :)

  • Não sei se é isso, mas ele falou de CAPM e na fórmula do CAPM não entra do DP, portanto o valor do desvio padrão não influenciaria no cálculo do retorno.

  • Acho que a IV está errada porque a avaliação pelo desvio padrão é feita quando o retorno dos ativos é igual ou quando o retorno de x é maior que o de y mas o desvio é menor que o de y. Sendo igual, o maior retorno é o de maior desvio padrão. Mas se o retorno dos ativos forem diferentes, a escolha é feit pelo coeficiente de variação. 

  • Acabei indo por eliminação, já que eu tinha certeza da III e não havia resposta III e IV. Muito ruim no QC é que questões antigas não tem a opção de indicar para comentário. O QC parece prioriza concursos de tribunais, quem predente fazer CVM, BACEN, PETROBRÁS deve assinar o tec mesmo :-(

  • O problema da IV é resumir o beta do CAPM ao desvio padrão do ativo, quando na realidade o beta mede a variação do ativo em comparação à carteira de mercado. Um ativo pode ter um alto desvio padrão, mas ser negativamente correlacionado ao mercado (empresas exportadoras, por exemplo, que ganham quando o dólar sobe), ou ter uma correlação fraca. Sendo assim, o desvio padrão por si só não é suficiente para calcular o CAPM.