-
Tempo de Reposição: É o intevalo de tempo entre a emissão do pedido e a chegada do material no almoxarifado. É também conhecido como LEAD TIME.
-
O que está errado no item D??? Além disso o conceito e Lead-time é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término. A definição mais convencional paralead time em Supply Chain Management (SCM) é o tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do inventário (Lambert et al., 1998, p. 347, pp. 503-506, pp. 566-576). Em resultado da definição mais genérica, lead time é, muitas vezes, confundido ou tem até o mesmo significado que ciclo (Lambert et al., 1998, p. 116), tack time e deadline, entre outros.
O lead time é um dos conceitos mais importante da logística. Deve ser levado em consideração em todas as atividades, pois está associado ao custo da operação.
Questiono, inclusive, a precisão do lead-time a ponto de ser inferido em um modelo matemático.
-
Não Concordo com o Gabarito!!!
Não há erro na alternativa D.
Just in time é um neologismo, expressão que em português significa “bem na hora”, define um método de produção. De forma oposta ao taylorismo, característico do toyotismo, o Just in Time é um sistema de produção em que o produto ou matéria prima chega ao local necessário, para seu uso ou venda, sob demanda, no momento exato em que for necessário.
Fabricar e entregar produto apenas a tempo de ser vendido, submontá-los apenas a tempo de montá-los nos produtos acabados, para fazer peças a tempo de entrar nas submontagem e, finalmente adquirir materias apenas a tempo de serem transformados em peças fabricadas. Fabricar somente aquilo que você vende, de preferência que vendam primeiramente, depois fabricasse e posteriomente entregasse.
-
o erro na letra d é que o just in time nao torna o processo produtivo mais independente dos estoques, ja que utiliza a producao puxada. Na produção puxada os itens produzidos em um estágio são imediatamente repassados para o estágio subsequente, no qual serão processados. Se ocorrer algum problema em uma das etapas da produção, todo processo estará comprometido, tendo em vista que não há formação de estoques que possam tornar o processo independente.
-
oi Daniela. Obrigado pela resposta.
Mas qual a bibliografia que vc tirou essa informação?
Pois, concorco com os colegas acima, não vejo nenhum erro na letra d.
-
Meu raciocínio foi o seguinte: No JIT a produção pára se qq estação de trabalho tiver problema e consequentemente nao atenderá ao pedido pois não admite estoques. O JIT na verdade faz com que os processos produtivos dependam mais dos estoques em processo já que se houvesse estoque em processo a produção toda não iria parar.
Repassei e repassei o SLACK e o MARCO AURELIO DIAS e não encontrei um fundamento específico.
-
Marcus, meu raciocínio foi exatamente igual ao seu.
Já que o sistema JIT não utiliza estoques de produtos acabados, o estoque de produtos em processo (aqueles que estão na esteira de produção) se torna ainda mais importante.
-
Classificação XYZ é uma classificação similar à classificação ABC e à PQR, utilizando o critério da criticidade. O item Z é o mais crítico
-
O Lote Econômico de Compras é a quantidade a ser comprada que vai minimizar os custos de estocagem e de aquisição.
Para que o LEC seja considerado, algumas suposições precisam ser atendidas:
- a demanda considerada é conhecida e constante (E NÃO COM PEQUENAS OU MODERADAS VARIAÇÕES, COMO AFIRMA A QUESTÃO);
- não há restrições quanto ao tamanho dos lotes (os caminhões de transporte não tem capacidade limitada e o fornecedor pode suprir tudo o que desejarmos);
- os custos envolvidos são apenas de estocagem (por unidade) e de pedido (por ordem de compra);
- o lead time é constante e conhecido;
- não é considerada a possibilidade de agregar pedidos para mais de um produto do mesmo fornecedor.
Algumas dessas suposições não são totalmente realistas, mas elas simplificam muito o modelo do LEC, e portanto, são consideradas para estimar a melhor quantidade a ser comprada. Essa estimativa pode depois ser ajustada para que a quantidade realmente comprada não esteja muito distante da melhor quantidade.
-
O Sistema de Revisão Periódica atenta para a reposição do material em ciclos de tempos iguais ou períodos de revisão, levando-se em consideração um estoque mínimo ou de segurança, o qual deve ser dimensionado de forma que previna o consumo acima do normal e os atrasos de entrega durante o período derevisão e tempo de reposição. Alguns itens poderão apresentar maior consumo do que outros, portanto torna-se conclusiva a idéia de que a revisão deverá ser realizada para cada item em particular. Neste sistema a quantidade pedida será a necessidade de demanda do próximo período (E NÃO FIXA COMO DIZ A QUESTÃO).
-
Em relação ao Just in Time... é uma técnica que torna o processo muito mais DEPENDENTE do estoque em processo (em produção). Ele reduz o estoque de produtos acabados.
Em linguagem popular... como não há estoque de produtos acabados, se der um problema na produção (que é feita somente quando há necessidade) todo "processo" foi por água abaixo...
-
Assim como os colegas escreveram acima, o erro da letra D:
D) o uso das técnicas japonesas popularizadas no Just in Time tornam os processos produtivos cada vez mais independentes dos estoques em processo, reduzindo drasticamente os estoques.
É dependente, uma vez que a produção puxada do JIT é o próprio estoque em processo.
-
a) a classificação ABC dos estoques é uma forma de agregação, segundo a importância financeira dos itens, enquanto a classificação XYZ trata de segmentar os itens, segundo sua periculosidade.
Errado. Ambas classificam conforme criticidade, sob o ponto de vista de quantidade e valor relativo ou sobre as consequências decorrentes da falta.
b) o Lote Econômico de Compra (LEC) é uma técnica que minimiza o custo de armazenagem do item, através de compras mais inteligentes e bem programadas, acomodando pequenas a moderadas variações de demanda.
Errado. A força do LEC está na previsibilidade de compra, tornando seu custo total de aquisição menor.
c) o lead-time de entrega do fornecedor é um parâmetro essencial dos modelos matemáticos de gestão de estoques.
OK.
d) o uso das técnicas japonesas popularizadas no Just in Time tornam os processos produtivos cada vez mais independentes dos estoques em processo, reduzindo drasticamente os estoques.
Errado. Estoque em processo são todos os artigos solicitados necessários à fabricação ou montagem do produto final, que se encontram nas várias fases de produção: assim, se há falha em parte do estoque em processo, toda a cadeia produtiva para.
e) na revisão periódica, o tamanho do lote é fixo, e o fornecimento ocorre em intervalos regulares de tempo.
Errado. A revisão periódica é feita de maneira que o tamanho do lote seja adequado ao momento.
-
A) A classificação ABC está bem definida na questão. Classificação ABC é por ordem financeira, sendo A os itens mais importantes financeiramente, B os intermediários e C os menos valiosos. Ainda nesse sistema, temos a relação 80/20, ou seja, 80% do valor do estoque está no A e corresponde a apenas 20% dos itens totais do estoque. O B fica com 15% financeiramente e o C com os outros 5%.
O erro está na classificação XYZ, que não classifica por periculosidade, mas sim pela criticidade de cada item. Mas no caso, o Z é o mais crítico, ou seja, o que a falta dele será crítica por não poder ser substituído, por não ter similar. O X seriam os mais substituíveis, os que tem similar. O Y até tem similar, mas a troca pode acarretar em mudança da qualidade do serviço ou produto.
B) O LEC é o lote onde minimiza os custos logísticos totais, ou seja, aquisição, transporte e armazenagem, não somente o de armazenagem, como fala o item.
c) Modelos matemático são modelos de precisão de gestão de estoque, tudo que envolva os números de estoque. Lead time é o tempo desde que o pedido é feito ao fornecedor até a entrada do produto no estoque. Esse tempo, esse número é essencial para qualquer planejamento de estoque, principalmente sobre quando comprar. --> Resposta correta.
d) O JIT tenta diminuir o mínimo o estoque de matéria-prima, porém ele depende sim dos estoques em processo. Tentar diminuir estoque em processo é diferente de deixar de depender.
e) Revisão periódica o período é regular, ou seja, de tempo em tempo certo é feito o pedido. Ou seja, no dia do pedido é contado o estoque, ou levantado o estoque e o pedido é feito da diferença do estoque máximo e o nível de estoque, ou seja, o lote não é fixo.
Bons estudos!!