Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, o livro"Administração Estratégica e Vantagem Competitiva" dos Professores J. B. Barney e W.S. Hesterly, apresenta um elemento inédito: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado.
Chama-se VRIO: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.
VRIO, é um mecanismo que integra dois modelos teóricos existentes: a perspectiva de posicionamento e a visão baseada em recursos. É a principal ferramenta para se conduzir uma análise interna.
Representa quatro questões ou perguntas que uma pessoa deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:
A questão do valor: o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?A questão da raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras?
A questão da imitabilidade: as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
A questão da organização: as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?
Além da abordagem inovadora, este livro traz estudos de caso que enfocam empresas brasileiras, como Hospital Israelita Albert Einstein, Aché e Marcopolo - um elemento que auxilia o leitor a pensar de maneira crítica e a entender os conceitos apresentados.
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/vrio-um-modelo-de-tomada-de-decisao/22335/
Gabarito letra A.
Comentário:
Vantagem competitiva pode ser entendida como uma vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes, ou seja, é a execução de uma estratégia que agregue valor sem que nenhum outro concorrente esteja simultaneamente implementando a mesma estratégia (empresa é colocada na frente do mercado).
Uma empresa só terá realmente vantagem competitiva quando os recursos forem (lembrando que os recursos são os materiais, financeiros, humanos, mercadológicos e administrativos):
- Valiosos (algo que agregue valor);
- Raros (recurso que não é raro está disponível para várias pessoas);
- Difícil de se imitar (é importante que o recurso seja difícil de se imitar -> vantagem sustentável) e
- Organizado (o recurso só será bem utilizado se a empresa souber aproveitá-lo).
BIZU: "VIRO"
Valor - Imitabilidade - Raridade - Organização