-
soterramento
-
Vamos analisar as alternativas:
A questão trata de conceitos relativos à Traumatologia Médico-legal e, mais especificamente, das energias de ordem físico-química, capítulo em que se estuda as espécies de asfixia. Essas energias são aquelas que impedem a passagem de ar às vias respiratórias e alteram a composição bioquímica do sangue, produzindo o fenômeno conhecido como asfixia.
Traz-se um único elemento em relação à perícia do óbito do indivíduo, que é presença de substância sólida, granular, semelhante a resíduos de escombros na árvore respiratória do indivíduos. É preciso analisar, dentre as hipóteses apresentadas nas alternativas, qual delas é compatível com esse elemento.
a) ERRADA. Na morte por estrangulamento, a morte se dá principalmente pela constrição do pescoço por um laço acionado por uma força estranha. São inúmeros os sinais compatíveis com estrangulamento, e a presença de resíduos sólidos na árvore respiratória não é um deles. No estrangulamento, analise-se principalmente as lesões nos planos profundos do pescoço.
b) ERRADA. A exaustão térmica é um quadro grave proveniente da ação pelo calor difuso, e seus sintomas são cansaço, sudorese profunda, palidez, vômitos, dor de cabeça, dentre outros. A presença de resíduos sólidos na árvores respiratória não é compatível com um quadro de exaustão térmica.
c) CERTA. Soterramento é uma forma de asfixia mecânica causada por obstrução das vias respiratória por terra ou substâncias pulvurulentas. Um dos elementos para diagnóstico da morte por soterramento é a presença de substâncias estranhas, sólidas ou semissólidas, principalmente pulvurulentas, no interior das vias respiratórias, na boca, no esôfago e estômago. Temos o nosso gabarito.
d) ERRADA. Assim como no estrangulamento, o diagnóstico de enforcamento se dá pela análise das lesões nos planos profundos do pescoço, pelas características do sulco e por sinais gerais das asfixias. No enforcamento, a asfixia ocorre pela constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vítima como força ativa, não tendo relação com a presença de resíduos na árvore respiratória.
e) ERRADA. No estudo do óbito por projétil de arma de fogo, analisa-se principalmente o ferimento de entrada, o ferimento de saída e o trajeto do projétil dentro do corpo, para chegar ao diagnóstico. Nada tem relação com a presença de resíduos na árvore respiratória.
Gabarito do professor: alternativa C.
-
Soterramento é a asfixia motivada por obstrução por terra ou substâncias pulverulentas. É na sua maioria de natureza acidental causada por desmoronamento ou desabamento. É possível, também, o soterramento em grãos (soja, trigo etc.).
-
Gab: Letra C
O soterramento é a asfixia que se realiza pela permanência do indivíduo num meio sólido ou semi-sólido, de sorte que as substâncias aí contidas penetram na árvore respiratória, impedindo a entrada de ar e produzindo a morte.
DIAGNÓSTICO: O diagnóstico se faz pela existência da substância pulverulenta nas vias respiratórias, sendo indispensável excluir a possibilidade de sua penetração post mortem, em outras causas de morte. Para isso, tem importância a penetração profunda das referidas substâncias nas vias respiratórias com indícios de reação vital e, também, a sua penetração nas vias digestivas, nos movimentos de deglutição.
NATUREZA JURÍDICA: Pode ser acidente, e, com relativa frequência, acidente de trabalho; pode ser, também homicídio (praticado em geral em casos em que a vítima não pode se defender ou em casos de infanticídio). O estudo de reações vitais e o grau de penetração profunda da substância nas vias respiratórias, fala a favor de soterramento em vida.
-
GAB. C - Soterramento
Sinal de MONTALTI -> presença de substância sólida, granular, semelhante a resíduos de escombros.
-
SOTERRAMENTO:
SENTIDO AMPLO: ESCOMBROS/ DESABAMENTOS.
SENTIDO ESTRIDO: SUBSTÂNCIA PULVERENTA NA VIA RESPIRATÓRIO STRICTU SENSU.