-
Putrefação = apodrecimento; decomposição de matéria orgânica.
-
A putrefação é o processo de decomposição da matéria orgânica de bactérias e pela fauna macroscópica, que acaba por devolve-la à condição de matéria inorgânica. A putrefação do corpo não é um processo resultante do evento morte, apenas. É necessária a participação ativa de bactérias cujas enzimas, em condições favoráveis, produzem a desintegração do material orgânico.
DISPONIEVL EM: https://jus.com.br/artigos/33919/sinais-abioticos
-
resposta: A - putrefação é considerada um fenômeno cadavérico que indica a certeza da morte.
-
Trata-se de uma questão de tanatologia médico-legal, que avalia os conhecimentos do candidato sobre os fenômenos cadavéricos.A morte é uma realidade complexa, que se conceitua, dentro dos padrões tradicionais, como a cessação dos fenômenos vitais, pela parada das funções cerebral, respiratória e circulatória.
Primeiramente é importante ressaltar que os fenômenos transformativos do cadáver são todos sinal de certeza da morte. Para matéria de prova, também considera-se que os fenômenos abióticos consecutivos sejam sinais de certeza, no entanto, nem todos são! Os fenômenos abióticos imediatos são todos de probabilidade de morte.
A) CERTA. A putrefação é um fenômeno transformativo que consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de germes e os fenômenos daí decorrentes. Como discutimos acima, apenas os fenômenos transformativos atestam a certeza de morte, portante, esse é o nosso gabarito.
B) ERRADA. A codificação é um fenômeno transformativo também, por isso é sinal de certeza de morte, e não de probabilidade.
C) ERRADA. A rigidez cadavérica é um fenômeno constante no cadáver, originado por uma reação química de acidificação num estado de contratura muscular que desaparece quando se inicia putrefação. Deve-se à escassez de oxigênio dos tecidos e é, portanto, sinal de certeza de morte, e não de probabilidade.
D) ERRADA. A mumificação é também um fenômeno transformativo, sendo, portanto, sinal de certeza de morte e não de probabilidade.
E) ERRADA. A perda da sensibilidade é um fenômeno abiótico imediato (ocorre logo após a morte) e, isoladamente, não tem valor absoluto, sendo apenas de probabilidade e não de certeza de morte.
Gabarito do professor: alternativa A
-
RESUMINDO:
A: correta;
B: corificação é um fenômeno transformativo conservador;
C: rigidez é um fenômeno químico que indica certeza de morte (é patognomônico de morte), do grupo de sinais consecutivos, mediatos, de certeza, tardios; decorre da escassez de oxigênio e acúmulo de ácido lático.
D: mumificação é um fenômeno transformativo conservador;
E: é fenômeno abiótico imediato/de incerteza de morte (não é patognomônico de morte), já que pode estar presente em estados patológicos.
-
RESPOSTA CORRETA: LETRA A
-
- Sinais imediatos da morte: sinais de probabilidade;
- Sinais mediatos da morte: sinais de certeza.