-
Resposta: D afogamento.
-
Diante do sinais apresentados no comando da questão é possível chagar ao gabarito D, sendo a causa da morte afogamento. Impende dizer que para que ocorra o afogamento, é dispensável que o corpo da vitíma esteja totalmente submerso no meio liquido, basta que haja a aspiração da substância.
(...)face virada para baixo, com baixa temperatura da pele e cogumelo de espuma no interior da boca, além de maceração da derme e pele anserina.(...)
Lembrar que o cogumelo de espuma não é um sinal específico das mortes por afogamento.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato sobre causas da morte e seus sinais associados, trazendo um exemplo em que o indivíduo foi encontrado morto dentro da água.
A) ERRADA. Alguns sinais clássicos das asfixias podem ser observados no estrangulamento, como o cogumelo de espuma. No entanto, macero da derme e pele anserina não são compatíveis com essa modalidade de morte.
B) ERRADA. Energia radiante pode causar diferentes tipos de lesões e, eventualmente, a morte em decorrência dessas lesões, como queimaduras e geladuras. Nenhum dos sinais descritos indica a ocorrência de lesão por energia radiante.
C) ERRADA. As lesões produzidas por instrumentos contundentes assumem as mais diversas formas, como: fraturas, rubefação, equimose, ferida contusa, precipitação. Os sinais descritos não são compatíveis com tais modalidades de lesão.
D) CERTA. São sinais cadavéricos do afogado, dentre outras: temperatura baixa da pele, pele anserina, cogumelo de espuma, equimoses da face das conjuntivas, mancha verde da putrefação no estorno ou parte inferior do pescoço. Todos os sinais descritos no enunciado da questão são compatíveis com uma morte por afogamento.
E) ERRADA. As lesões produzidas por instrumentos corto-contundentes também variam dependendo da região atingida, do agente, da força, mas de forma geral apresentam características de contusão e também de ferimentos cortantes. Os sinais descritos não são compatíveis com essa modalidade de lesão.
Importante ressaltar que para que ocorra afogamento o indivíduo não precisa estar submerso obrigatoriamente, ou seja, totalmente imerso no meio líquido ou semilíquido. Observa-se casos de afogamento em que apenas os orifícios respiratórios estavam em contato com o líquido.
Gabarito do professor: alternativa D.
-
GAB: LETRA D.
O afogamento é a modalidade de asfixia mecânica desencadeada pela penetração de líquidos nas vias respiratórias, por permanência da vítima totalmente ou apenas com a extremidade anterior do corpo imersa nos mesmos. Ou seja, para ocorrer, basta a introdução de orifícios respiratórios e da boca no meio líquido.
-
GABARITO: ALTERNATIVA D
São importantes sinais de probabilidade de AFOGAMENTO, o cogumelo de espuma e o edema de pulmão. No entanto esses sinais podem se manifestar nas cardiopatias, no soterramento e no afogamento. Portanto, não são sinais patognomônicos.
Quando se retira um cadáver da água, normalmente sua pele está arrepiada, é a pele anserina, chamada de Sinal de Bent. Assemelha-se à pele de ganso, rançosa. O que pode levar à retração do mamilo, do saco escrotal e do pênis, além da maceração da epiderme. Ademais, a presença de corpos estranhos na luz da árvore respiratória (laringe e traqueia) também pode indicar afogamento.
-
adicionando conhecimento aos colegas.
Vale ressaltar que na situação em apreço, apenas com as informações citadas, é possível inferir que houve afogamento Azul, caso fosse questionado se foi Azul (típico) ou branco (inibição ou choque vagal).
Presume-se isso em função do cogumelo de espuma ocorrer por conta da penetração de líquido na árvore respiratória.
-
Para recordar...
AFOGADO BRANCO (SEM AGUA NAS VIAS AÉREAS) - Afogado branco de Parrot ou afogado Seco, ocorre quando a vítima ao tocar a água geralmente de baixa temperatura, morre por inibição do sistema nervoso, ocorrendo arritmias caríacas em indivíduos predispostos.
AFOGADO AZUL (COM ÁGUA NAS VIAS AÉREAS)