SóProvas


ID
243808
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao final de um ano de serviço, um funcionário questionou o sistema de avaliação de desempenho ao qual foi submetido. O argumento apresentado foi de que os parâmetros ou padrões utilizados não atendiam a algumas características básicas.

Uma característica INADEQUADA a um parâmetro ou padrão de avaliação de desempenho é ser

Alternativas
Comentários
  • Conveniente = parcial

    Uma avaliação não pode ser tendenciosa de forma alguma.
  • Se é conveniente é para algo, alguma coisa ou alguém. Logo vinculada a algum interesse ou situação, perdendo a imparcialidade.
  • O meu raciocínio para está questão foi:

    # Precisa ser viável para a empresa, principalmente viável economicamente;

    # Precisa ser específico, apontar o que será avaliado do colaborador, não levando assim ao subjetivismo;

    # Precisa ser atualizado. Uma avaliação de desempenho não pode ser implementada tendo como foco o passado e sim o presente. E como os processos dentro de uma organização são os mais variados possíveis, o processo de avaliação deve ser multifuncional, ou seja, devem ter características diversas, indo da competência pessoal até a tecnológia, ambiental, social, etc.

    # Precisa ser mensurável. Para mim isso deve ser a coisa mais difícil do mundo de fazer. No caso, como mensurar a capacidade de alguém e ainda por cima como medir a competência ou o desempenho de um colaborador? Estranho, mas a administração e o RH fazem isso, e muito.

    Como eu fui por eliminação achei que a letra "e" fosse a mais adequada a ser a inadequada. Porém como o colega tinha citado, a conveniência pode gerar a parcialidade, porém não vejo isso muito claramente. quem quiser expor mais sobre isso... 
  • Se a avaliação for recente podemos cair no efeito recenticidade. Por isso errei a questão.