SóProvas


ID
2438083
Banca
IBADE
Órgão
PC-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante operação de rotina, a Polícia Militar identificou um indivíduo dirigindo de maneira descontrolada, tendo sido abordado e encaminhado para a Polícia Civil. Ao chegar na Delegacia, os policiais civis perceberam que tal indivíduo estava com andar cambaleante. Encaminhado para perícia no Instituto médico-legal, o perito afirma que o indivíduo examinado está com forte hálito de álcool, taquicardia e congestão das conjuntivas. Pode-se afirmarque estes são sinais que representam:

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar as alternativas:


    A questão aborda os conhecimentos do candidato sobre sinais e sintomas referentes à embriaguez.


    A) ERRADO. Os sinais apresentados pelo indivíduo não são compatíveis com um quadro de intermação, cujos sintomas são mal-estar, nervosismo, cefaleia, náuseas, taquicardia, sudorese, angústia, sede intensa, midríase, hipertermia.


    B) ERRADO. Os sinais apresentados pelo indivíduo não são compatíveis com um quadro de insolação, cujos sintomas são palidez súbita, angústia precordial, cefaleia, transpiração, polaciúria (micção frequente), taquisfigmia (aceleração do pulso), perda de consciência e coma.


    C) CERTO. São manifestações físicas da embriaguez: congestão das conjuntivas, taquicardia, taquipneia e hálito alcoólico.


    D) ERRADO. Os sinais apresentados pelo indivíduo não são compatíveis com um quadro de síncope térmica, em que a pessoa apresenta tonteiras, zumbido auditivo, visão escura e desmaio, além de ficarem pálidas e muito suadas.


    E) ERRADO. As baropatias (ou doenças descompressivas) decorrem de variações bruscas da pressão ambiental, e apresentam formas variadas de sintomatologia, como a doença das montanhas na forma clássica, cujo sintoma principal é a dor de cabeça, ou como em um quadro agudo de edema pulmonar. O quadro descrito não sugere manifestações das baropatias.


    Gabarito do professor: alternativa C.
  • c - manifestações da embriaguez

  • São os seguintes os sinais notórios, previstos na Resolução do CONTRAN nº 206/06: I – Quanto à aparência: sonolência, olhos vermelhos, vômito, soluços, desordem nas vestes, odor de álcool no hálito; II – Quanto à atitude: agressividade, arrogância, exaltação, ironia, falante, dispersão; III – Quanto à orientação: sabe onde está?, sabe a data e a hora?; IV – Quanto à memória: sabe seu endereço?, lembra dos atos cometidos?; V – Quanto à capacidade motora e verbal: dificuldade no equilibro, fala alterada.

  • GAB: LETRA C

    A embriaguez alcoólica, em seus diferentes níveis de manifestação, recebe atenção diferenciada sob a ótica do Código Penal Brasileiro. Isto pois existem diferentes fases, classificadas de acordo com as manifestações físicas e psíquicas produzidas, que influem diretamente na capacidade de compreensão e autodeterminação do indivíduo que comete um ilícito penal sob efeito de uma intoxicação etílica.

    Demais alternativas:

    Insolação: A insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar.

    Intermação: Situação semelhante à insolação, mas esta é mais grave e pode levar à morte. A intermação é causada pelo aumento da temperatura corporal e pelo mau resfriamento do corpo, por incapacidade de se resfriar adequadamente.

    Síncope térmica: É uma perda temporária da consciência provocada por uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral. Também conhecida como desmaio, a síncope normalmente tem início súbito, dura pouco tempo e a recuperação é total e espontânea.

    Baropatia: É a alteração que ocorre no organismo após a permanência em ambientes com pressão elevada ou reduzida.

  • preguiça dessas questões repetidas. Questão idêntica: Q813027

  • NIVEL DA PROVA BACANA, MEDICINA LEGAL FOI ESTILO ÉTICA