-
Resposta: Letra D
Tal como em um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visivel e envolvem políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada.
Os aspectos informais ficam ocultos na parte inferior do iceberg e envolvem percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais e normas grupais. Os aspectos informais são mais difíceis de compreender e interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.
A cultura da organização não é estática e permanente, mas sofre alterações com o tempo, dependendo de condições internas ou externas. Certas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com uma cultura amarrada a padrões antigos e já ultrapassados. Mudar apenas a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização.
Fonte: TGA - Chiavenato
-
Segundo Chiavenato,
"A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. Ela se refere ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.
[...]
A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização.
[...]
Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não-escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direciona suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
Fonte: Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenato
-
A cultura da empresa pode mudar, mas nem sempre como conseqüência de uma
“vontade” dos seus diretores. Essa mudança normalmente ocorre de acordo com uma relação
entre variáveis internas e externas, que criam espaço para essa mudança da cultura.Normalmente a cultura de uma organização reflete a maneira de pensar de seus
fundadores. Eles foram os criadores da organização, portanto tiveram também as idéias de
como ela deveria se portar em relação aos desafios, ou seja, como seus ocupantes deveriam se
comportar dentro dela. Com o tempo as experiências vividas por seus funcionários também vai
se somando à visão de seus fundadores, consolidando esta cultura.
-
Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais (padrões de referência que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimento) aceites e partilhados por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única. É, portanto, um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras.
-
Cada organização tem um conjunto de crenças, valores, atitudes e normas compartilhadas que acabam moldando o comportamento e as expectativas dos seus membros. A isso damos o nome de Cultura Organizacional.Fonte: Apostila TRF Vestcon
-
Eu vou questionar o gabarito dessa questão. O item III diz respeito ao conceito de estratégia. Fato definido pela alta cúpula da organização. A estratégia é fator de mutação da cultura, mas não é componente desta. Nesse caso subentende-se: Artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
Assim, os itens I e II dizem respeito a cultura por defiição (como visto no enunciado). Definição é difeente de conceito que é diferente de fatores de influência ou fatores influenciados.
-
Concordo com você Augusto,
o item III trata de perspectiva,
por tanto não faz parte da definição de cultura.
-
Dúvida dos colegas.
Item III - Perspectiva que guia as politicas organizacionais...
Dizem respeito sim a cultura.
" No fundo é a cultuura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento de objetivos da organização. A cultura precisa estar alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização.
Chiavenato - Gestão de pessoas.
-
alguem poderia me explicar por gentileza o pq da 4 esta errada
se for possivel me mandar um recado
muito obrigado
-
Pedro, acredito que a IV está errada, por se tratar de normas formais (políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos,
estrutura organizacional e tecnologia adotada). A questão esta questionando a cultura organizacional, sendo assim ligada as normas informais (normas informais e não-escritas que orientam o comportamento dos membros), conforme mencionado pelo colega abaixo.
Se estiver errado, me corrijam por favor.
-
"a cultura organizacional é constituída por vários
elementos culturais externos que vão se inserindo dentro da organização por meio de seus
membros e que ao juntar-se com a cultura interna da organização ou do seu fundador vai se
formando a cultura organizacional da empresa."
Srour (2005, p. 212), “nas organizações a cultura impregna todas
as práticas e constitui em conjunto preciso de representações mentais, um complexo muito
definido de saberes”
http://www.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/Monografia%20Cultura%20Organizacional.pdf
Gostaria de acrescentar, em relação à IV, que não há como impedir a influência de fatores externos na construção da cultura organizacional, não se pode controlar crises econômicas que podem afetar a organização por exemplo. O mesmo acontece com os fatores internos, não é possível controlar o que as pessoas pensam. Portanto, impor regras rígidas não surtirão efeito, mesmo que não seja interessante para os fundadores da empresa sofrer tais influências.
-
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.
A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.