-
Gab. A
-
ahahah.. questão cômica Gabarito A ..mas será que se o corpo estiver em estado de putrefação já morreu ??
-
Vejamos as alternativas:
A) CORRETA - A putrefação cadavérica (classificada, segundo Borri, como fenômeno TRANSFORMATIVO) consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes. Entre os mais influentes fatores que interferem na decomposição cadavérica destacam-se a temperatura, a areação, a umidade do ar, o peso do corpo, as condições físicas, a idade do morto e a causa da morte.Além disso devem ser consideradas também a ação bacteriana e a atividade dos insetos necrófagos. Também pode interferir na aceleração da decomposição de partes do cadáver a presença de uma ferida ou lesão na pele, servindo assim de porta de entrada às larvas. A putrefação é mais rápida nos recém-nascidos e nas crianças do que nos adultos. Quanto mais obeso é o indivíduo, mais rapidamente progride a putrefação. Pode-se definir como marcha da putrefação: mancha verde abdominal -- gases de putrefação -- liquefação -- esqueletização (nesta, em que ocorre a putrilagem - resto das vísceras) Fonte: Medicina Legal - França - 2011 - 9ª Ed.
B) INCORRETO - FENÔMENOS TRANSFORMATIVOS CONSERVADORES:
CORIFICAÇÃO - Processo transformativo que dá ao cadáver um aspecto de COURO, em decorrência de desidratação.
MUMIFICAÇÃO - Decorre da falta de umidade
SAPONIFICAÇÃO - Também conhecida como ADIPOCERA- comum em covas com mais de um indivíduo. Ocorre em ambiente muito úmido, quente e pouco arejado. Cadáver fica com aspecto mole, untuoso, lembrando um sabão ou cera.
C) INCORRETO - Vide resposta letra B
D) INCORRETO - Os fenômenos abióticos se dividem em imediatos e consecutivos/tardios. No entanto, apenas os fenômenos abióticos tardios é que indicam certeza da morte. Não é à toa que o art. 162 do CPP considera o prazo de 6 (seis) horas para que seja realizada a biópsia. - Sinais de probabilidade da morte (abióticos)- a) sinais imediatos: perda da consciência, sinal de Josat/insensibilidade, imobilidade, abolição do tônus muscular, fase hipocrática, relaxamento dos esfíncteres, inexcitabilidade elétrica e cessação da respiração Sinais tardios: evaporação tegumentar/desidratação dos tecidos, resfriamento cadavérico/algor mortis, livores cadavéricos/livor mortis/livores hipostáticos, rigidez cadavérica/rigor mortis
E) INCORRETO - VIDE RESPOSTA DA LETRA D
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
-
Ja vi gente podre andando de metrô...
-
Na minha cidade também tem uns usuários de crack em estado de putrefação mas ainda estão vivos.
-
AQUI EM MINHA CIDADE UM CARA DESAPARECIDO FOI ENCONTRADO EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO, ESTAVA PRESO NO BARRACO, A COXA ESTAVA EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO, MAS ELE TÁ VIVO!
-
GAB: LETRA A
A putrefação é o processo de decomposição da matéria orgânica de bactérias e pela fauna macroscópica, que acaba por devolve-la à condição de matéria inorgânica. A putrefação do corpo não é um processo resultante do evento morte, apenas. É necessária a participação ativa de bactérias cujas enzimas, em condições favoráveis, produzem a desintegração do material orgânico.
DISPONIEVL EM: https://jus.com.br/artigos/33919/sinais-abioticos
Logo, a putrefação é o processo de decomposição da matéria orgânica, é impossível estar vivo. Nas demais alternativas consta "probabilidade de morte" em situações que só ocorrem quando não ha mais vida.
-
GABARITO LETRA: A
A putrefação cadavérica consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes.
-
Putrefação>Corpo "se destruindo" logo é certeza de morte!!!!!!!!!11
-
#CUIDADO - Embora quase toda doutrina especializada em Medicina Legal apresente essa classificação dos Sinais Consecutivos, Mediatos ou de Certeza, é preciso ter cuidado com algumas afirmativas em concursos, principalmente nas provas do CESPE. Como vimos, o resfriamento do corpo, por si só, não garante a certeza de morte. Há muitas variáveis no ambiente. Há casos, por exemplo, em que se encontrou um corpo embaixo d’água já há algum tempo, com o corpo totalmente resfriado, mas que não chegou ao óbito. Outro exemplo que pode ser citado como exceção à certeza de morte é a pessoa com tétano. A pessoa fica com uma contratura generalizada da musculatura, muito parecida com a rigidez cadavérica, não representando morte;
-
Para não zerar.
-
Uai. Tem diabético que, por descuido/teimosia, não amputa o pé e ele apodrece, mas continua vivendo.
-
Questão polêmica.
-
questão deveria ser anulada por ter mais de uma resposta, visto que em termos matemáticos 100% também é uma probabilidade, logo, qualquer dos fenomenos de certeza poderiam ser escritos como de probabilidade. provavelmente a pessoa que faz a prova de medicina legal esqueceu de estudar raciocinio lógico.