SóProvas


ID
2439085
Banca
IBADE
Órgão
PC-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um mergulhador que saí do fundo de um rio e sobe muito rapidamente pode estar sujeito aos efeitos da descompressão. Tal fato é considerado um:

Alternativas
Comentários
  • barotrauma

    qualquer manifestação patológica ligada a variações de pressão no interior do corpo.


    afogamento

    forma de asfixia pela substituição do ar atmosférico por água ou outro líquido.



  • “O aumento da pressão atmosférica, ao mesmo tempo que acarreta uma patologia de compressão, caracterizada pela intoxicação por oxigênio, nitrogênio e gás carbônico, produz também uma patologia de descompressão, proveniente do fenômeno da embolia, consequente à maior concentração dos gases dissolvidos no sangue. São conhecidas por “barotraumas". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.307

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
  • GABARITO A

    1.      Barotrauma – lesão tecidual causada por uma alteração relacionada com a pressão do volume de ar de um compartimento no corpo. Pode ocorrer na orelha (causando otalgia, perda auditiva e/ou sintomas vestibulares) ou nos seios da face (causando dor e congestão).

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • ATENÇÃO!

    BAROTRAUMA DO OUVIDOse dá na DESCIDA, pois a água que entra no ouvido empurra o tímpano, podendo gerar o trauma em razão da pressão. Se a pressão não for equilibrada de forma rápida, pode ocorrer hemorragia ou ruptura da membrana do tímpano.

    AFOGAMENTO – se dá na SUBIDA. Voltar à superfície, mesmo ainda tendo ar nos pulmões, implica a diminuição da pressão e descompressão do pulmão (até então comprimido – pressão do ar e da água), que para de passar o ar que estava em seu interior para o sangue, levando a pessoa ao desmaio e, consequentemente, ao afogamento.

  • Doença da Descompressão: É a doença dos mergulhadores, denominada de Mal dos Caixões. Para retornar à superfície, o mergulhador deve subir lentamente, a fim de que a pressão do equipamento acompanhe a diminuição da pressão externa. Entretanto, a adequação não é perfeita, podendo haver instantes de pressão exagerada no ar inspirado.

    Neusa Bittar.  

  • De acordo com Hygino Hercules, se o mergulhador subir rápido e não eliminar o ar em excesso, haverá hiperdistensão alveolar que poderá chegar ao ponto de romper suas --paredes---barotrauma pulmonar.

  • a) Hipopressão atmosférica: acontece quando ocorre a diminuição do oxigênio e gás carbônico no organismo provocado pela diminuição da pressão atmosférica. Acontece, normalmente, nas cabines de aeronaves. Vulgarmente conhecido como “MAL DAS MONTANHAS”. A doença das montanhas pode se apresentar, também, de forma crônica em indivíduos já maduros que vivem há tempos em regiões de grandes altitudes (DOENÇA DO MONGE).

     

    b) Hiperpressão atmosférica: ocorre com o aumento da pressão atmosférica provocada por altitudes muito inferiores ao nível do mar. Mais comum acontecer com mergulhadores, chamados “BAROTRAUMAS”. Provoca EMBOLIA.