-
-
a Adhocracia representa um modelo que é o oposto da burocracia. Uma vez que a burocracia tem uma ênfase maior na rigidez dos processos, enquanto a Adhocracia preza pela simplificação dos processos para solução rápida de problemas urgentes.
GABARITO: LETRA C
FONTE: http://www.sobreadministracao.com/voce-sabe-o-que-e-adhocracia/
-
Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais. Alguns pensadores da Administração a consideram uma boa opção à tradicional e já estabelecida .
Segundo Chiavenato, em seu livro “Teoria Geral da Administração, a Adhocracia significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação.
O seu caráter temporário e emergencial teve como inspiração principal o modelo das forças-tarefas utilizadas pelos militares para o enfrentamento de situações urgentes, de forma rápida e objetiva. Assim, a Adhocracia representa um modelo que é o oposto da burocracia. Uma vez que a burocracia tem uma ênfase maior na rigidez dos processos, enquanto a Adhocracia preza pela simplificação dos processos para solução rápida de problemas urgentes.
-
alguém pode tirar uma duvida de porque a burocracia há controle compreensivos a professora fala isso no vídeo, mas n entendi ...
-
Controle:
Burocracia há controles compreensivos
Adhocracia há controles genéricos
Direção:
Burocracia a supervisão supervisão é fechada.
Adhocracia a supervisão é genérica e ampla
Organização:
Burocracia a departamentalização é funcional
Adhocracia a departamentalização é por produto ou por cliente.
-
ADHOCRACIA (Flexibilidade - Ambiente Mutável) é o novo modelo de organização, ou seja, é contrário da Burocracia
Característica:
- Equipes temporários e multidisciplinares de trabalhadores autônomo e autossuficientes;
- Autoridade totalmente descentralizado, equipes auto-genéricos auto-administrativos;
- Atribuições e responsabilidades fluidas e mutáveis; e
- Poucas regras e processos, e muita liberdade de trabalho.