-
REENGENHARIA
Mudança radical na empresa
análise e a consequente mudança de processos para a obtenção de melhores resultados
ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade
Começar do zero
preocupa com mudanças bruscas, e não com melhoramentos contínuos
oposição à terceirização, ao downsizing, à reestruturação e à automação
Não é obrigatório que a reengenharia aconteça na empresa inteira, pode ser apenas em um departamento ou apenas em um processo, mas, quando acontece, a mudança é total.
Chiavenato lista quatro modos de reengenharia:
• Fundamental Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira?
• Radical Impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer 0 trabalho.
• Drástica. A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe
• Processos. A reengenharia reorienta o foco para os processos e não mais
para as tarefas ou serviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o "quê" e o "porquê" e não o "como" do processo.
Fonte : Giovanna Carranza " Administração Geral e Publica" - Editora Juspoivm
-
GABARITO: B
Reengenharia: Reformulação fundamental e a reestruturação radical de processos de negócios, para conseguir melhorias dramáticas nos indicadores atuais de desempenho, tais como custo, qualidade, serviço e rapidez.
Se você tiver em mente que na reengenharia começa tudo do zero, basicamente, consegue acertar 90% das questões sobre.
(V) Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental.
Quando se faz a reengenharia ela volta a estaca zero, na premissa de buscar o essencial e fundamental que a organização necessita.
(F) Tenta negociar uma renovação moderada, que considere as estruturas e os procedimentos atuais e os melhore paulatinamente, sem inventar novas maneiras de fazer o trabalho. O erro está em negrito. Não deu certo da primeira vez? Fazemos a reengenharia e começa tudo do zero. Ou seja, reinventar tudo.
(V) Reorienta o foco para os processos; seus três componentes básicos são pessoas, TI e processos.
Explicado pelo colega, agradeço.
Bons estudos.
-
Gab B
V -Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental.
A estrutura organizacional, que muitas vezes é alta e longa, passa a ser nivelada, achatada e horizontalizada. A reengenharia faz o enxugamento organizacional (downsizing) para que ela deixe de ser centralizadora e rígida e passe a ser flexível, descentralizada e maleável.
F- Tenta negociar uma renovação moderada, que considere as estruturas e os procedimentos atuais e os melhore paulatinamente, sem inventar novas maneiras de fazer o trabalho. ( A reengenharia envolve mudanças radicais, através de uma reestruturação dos processos, para conseguir melhorias drásticas. Ela parte do ponto zero, ou seja, o processo deve ser analisado desde seu princípio.).
V- Reorienta o foco para os processos; seus três componentes básicos são pessoas, TI e processos.
Ao criar processos inteiramente novos, a reengenharia utiliza os seus três componentes (pessoas, TI e processos) para atuar na busca dos
seguintes objetivos:
1. Redução de custos;
2. Melhoria de qualidade;
3. Melhoria no atendimento;
4. Melhoria da velocidade.