SóProvas


ID
2442943
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na implementação do planejamento estratégico, a etapa de controle estratégico possibilita criar as condições para

Alternativas
Comentários
  • O controle estratégico visa a duas finalidades principais:

    1. Correção de falhas ou erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros – seja no planejamento ou na execução – para apontar as medidas corretivas adequadas para sana-las.

    2. Prevenção de novas falhas ou erros: ao corrigir as falhas ou erros existentes, o controle aponta os meios necessários para evita-los no futuro.

     

    Os controles organizacionais servem para:

    Padronizar o desempenho, por meio de inspeções, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção.

    Padronizar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa, mediante treinamento de pessoal, inspeções, controle estatístico de qualidade e sistemas de incentivos.

    Proteger os bens organizacionais de abusos, desperdícios ou roubos, por meio de exigência de registros escritos, procedimentos de auditoria e divisão de responsabilidades.

    Limitar a quantidade de autoridade que está sendo exercida pelas várias posições ou níveis organizacionais, mediante descrições de cargos, diretrizes e políticas, regras e regulamentos e sistemas de auditoria.

    Avaliar e dirigir o desempenho das pessoas, por meio de sistemas de avaliação do desempenho pessoal, supervisão direta, vigilância e registros incluindo informação sobre produção por empregado ou perdas com refugo por empregado etc.

    Meios preventivos para o atingimento dos objetivos da empresa, pela articulação de objetivos em um planejamento, uma vez que os objetivos ajudam a definir o escopo apropriado e a direção do comportamento dos indivíduos para o alcance dos resultados desejados.

     

    FASES DO CONTROLE ESTRATÉGICO

    1. Estabelecimento de padrões de desempenho

     

    2. Avaliação do desempenho

     

    3. Comparação do desempenho com o padrão

     

    4. Ação corretiva

     

     

     

    TIPOS DE CONTROLES ESTRATÉGICOS

    1. O DESEMPENHO GLOBAL DA EMPRESA

     

    2. RELATÓRIOS CONTÁBEIS

     

    3. CONTROLE DOS LUCROS E PERDAS

     

    4. CONTROLE PELA ANÁLISE DO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO 

     

     

    AS VARIÁVEIS CAUSAIS, INTERVENIENTES E RESULTANTES

    Likert procura demonstrar como as pessoas influenciam os resultados finais da empresa. Para avaliar o desempenho humano em termos globais, ele aponta três tipos de variáveis, a saber:

    Variáveis causais: são as variáveis administrativa que são determinadas por meio de decisões da própria empresa, como a estrutura organizacional, a filosofia e as políticas administrativa, o estilo de liderança, os planos e os controles, enfim, todos os fatores que a administração amolda e altera segundo seus pontos de vista.

    Variáveis intervenientes: são as variáveis provocadas pelos participantes da empresa, ou seja, pelos próprios empregados com suas atitudes, percepções, motivações, habilidades e capacidades, interação social, comunicação, lealdade, decisões pessoais, etc.

    Variáveis resultantes: são as variáveis finais, ou seja, as conseqüências ou os efeitos das variações causais e dos desdobramentos provocados pelas variáveis intervenientes. É o caso da produção, da produtividade, dos custos, lucros, etc.

  • TIPOS DE CONTROLES TÁTICOS

    1. CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

    O orçamento constitui geralmente um plano apresentado em termos de dinheiro: a atividade da empresa é produzida em resultados esperados, tendo o dinheiro como denominador comum.

     

    2. ORÇAMENTO-PROGRAMA

    O orçamento-programa requer a identificação das missões e de todas as despesas com elas relacionadas, desde a justificativa de sua necessidade, o projeto e a produção, até sua entrega e utilização.

     

    3. CONTABILIDADE DE CUSTOS

    Trata de informações sobre acumulação e análise de custos, alocando os custos em algum tipo de unidade-base, como produtos, serviços, subconjuntos, componentes, projetos ou departamentos, A contabilidade de custos utiliza geralmente as seguintes classificações de custos:

    Custos fixos: são os custos que independem do volume de produção ou do nível de atividade da empresa.

    Custos variáveis: são os custos que estão diretamente relacionados com o volume de produção ou com o nível de atividade da empresa.

    FASES DO CONTROLE OPERACIONAL

    1. ESTABELECIMENTO DE PADRÕES

    Os padrões representam representam a base fundamental do controle operacional. Um padrão é uma norma ou critério que serve de base para a avaliação ou comparação de alguma coisa. O padrão é o ponto de referência para aquilo que será feito.

    2. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

    Consiste em avaliar o desempenho por meio de acompanhamento e monitorização daquilo que está sendo executado.

    3. COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO COM O PADRÃO

    Consistem em comparar o desempenho com aquilo que foi previamente estabelecido como padrão, para verificar se há desvio ou variação, isto é, se há falha ou erro em relação ao desempenho desejado.

    4. AÇÃO CORRETIVA

    Consiste em corrigir o desempenho para adequá-lo ao padrão estabelecido, é a função básica do controle pela qual as providências são tomadas para eliminar as variâncias significativas entre o desempenho atual e o desempenho desejado. A ação corretiva incide geralmente sobre a própria tarefa ou operação, visa colocar as coisas em ordem.

     

    A ação disciplinar deve possuir as seguintes características:

    Deve ser esperada: a ação disciplinar deve ser previstas em regras e regulamento e previamente estabelecida.

    Deve ser impessoal: a ação disciplinar não deve simplesmente buscar punir uma determinada pessoa ou grupos culpados, mas apenas corrigir a situação.

    Deve ser imediata: a ação disciplinar deve ser aplicada tão logo seja detectado o desvio, para que o infrator associe claramente a sua aplicação com a discrepância que efetuou.

    Deve ser consciente: as regras e os regulamentos devem ser feitos para todos.

    Deve ser limitada ao propósito: após tomada a ação disciplinar, o gerente deve assumir a sua atitude normal em relação ao subordinado faltoso.

  • Banca fuleira aff :x

  • Alguém descobriu a fundamentação teórica da vez?

  • GABARITO E 

    Questão difícil

    O cenário globalizado atual, cada vez mais competitivo, exige que as empresas se reorganizem estrategicamente, desenvolvendo novos projetos que estejam alinhados com seu planejamento estratégico que precisa ser flexível e adaptável de maneira que se adéqüe para garantir a competitividade e sustentabilidade.

    ------

    planejamento estratégico é decisivo para que a gestão de projetos ofereça os resultados esperados. Essa planificação deverá ser flexível, considerando-se a necessidade de eventuais ajustes.

    Exigia que o candidato focasse na palavra CONDIÇÃO.

  • Que dia foi isso?
  • Qual é o erro da letra A??

  • Eu sei que não adianta ficar reclamando de banca, mas o "examinador" que elaborou essa questão merece, no mínimo, sofrer um empalamento.

    O bisonho deve ter tirado isso de algum TCC (ou quem sabe até blog).

    Logo em seguida, este animal tentou lacrar como uma questão difícil. Porém, o item A fala em "objetivos organizacionais".

    Considerando que a letra A está "errada", essa mente brilhante conclui que o controle estratégico NÃO contribui para o alcance dos objetivos organizacionais (não precisa ser um gênio em RLM pra concluir isso).

    Parabéns, bisonho!

  • q?????? nammmm

  • Bom é que a estatística da questão está em maioria pela assertiva ''A''. Pra quê formação se a banca desconsidera tudo o que foi aprendido? Eu hein

  • Maurício Moreira, Você disse tudo cara...essas questões de ADM. da AOCP são absurdas...e ainda vem gente trazer a fundamentação lá da casa do K****...na prova não tem Google.

  • Fiquei em dúvida entre A e D e a resposta foi a letra E. Continuo sem entender o gabarito. Quem souber, por gentileza, me envie por inbox!

    Força, foco e fé em Deus que dá certo!

  • Essa banca me desanima!

  • peçam,comentário do professor por favor

  • Pessoal, "alcance dos objetivos" é papel da função de PLANEJAMENTO! A única possível é a alternativa E.