-
Art. 43 do CC. As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo. (Obs: ver também o art. 37 parágrafo 6 da CF)
Art. 40. As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado.
Art. 42. São pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público.
Art. 45. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.
Art. 52. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.
-
ART 43 CC = GABARITO D
-
A questão aborda o tema "pessoas jurídicas" no Código Civil, devendo ser identificada a alternativa correta:
a) Nos termos do art. 40, "As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado", assim, observa-se que a afirmativa está incorreta, posto que não há qualquer menção à existência de pessoa jurídica de direito misto.
b) O art 42 traz as pessoas jurídicas de direito público externo a saber:
"Art. 42. São pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público".
Nesse sentido, vê-se que não há menção às empresas multinacionais e às organizações não-governamentais com atuação mundial, logo, a afirmativa está incorreta.
c) O art, 45 esclarece que:
"Art. 45. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.
Parágrafo único. Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro".
Portanto, observa-se que a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado NÃO começa com o início das suas atividades, logo, a assertiva esta também incorreta.
d) A afirmativa está correta, nos exatos termos do art. 43:
"Art. 43. As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo".
e) A assertiva está incorreta, posto que contraria o disposto no art. 52: "Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade".
Gabarito do professor: alternativa "D".
-
GABARITO: D
a) ERRADO: Art. 40. As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado.
b) ERRADO: Art. 42. São pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público.
c) ERRADO: Art. 45. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.
d) CERTO: Art. 43. As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.
e) ERRADO: Art. 52. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.
-
“Art. 43. As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.”
A responsabilidade civil do Estado perante o administrado é de prevalência objetiva, por sua vez a responsabilização do agente perante o Estado é subjetiva em sua essência, decorrente da comprovação de dolo ou culpa.