SóProvas


ID
2443222
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A ferramenta gerencial conhecida como Project Management Body of Knowledge (PMBOK) estabelece um conjunto de práticas e tem como base os conhecimentos sobre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Gerência de Projetos
    De acordo com o Guia PMBOK1 (Project Management Body of Knowledge , ou Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos), um projeto é:
    um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
    Já Caupin2 define um projeto como:
    um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.
    Outra definição da gestão de projetos seria a de uma associação de planejamento, organização, direção e controle de recursos para atingir objetivos de curto e médio prazos.
    Portanto, um projeto é um esforço que, por definição, não tem uma ideia de continuidade ou tempo indeterminado. É algo que terá um tempo determinado de duração. Ou seja, se alguém começa um trabalho que não tem data para acabar, não poderia chamar isso de um projeto.3
    Entretanto, isso não quer dizer que um projeto tenha de ser de curta duração. Um projeto pode ter um prazo longo de operação. Existem estimativas de que algumas pirâmides do Egito, um dos projetos mais antigos que conhecemos, levaram cerca de 50 anos para ficarem prontas.4
    Outro ponto importante é a sua exclusividade. Um projeto, por definição, cria um produto, serviço ou resultado exclusivo.5 Entretanto, isso não quer dizer que não possam existir elementos repetitivos. Vamos ver um caso prático?
    Imagine uma construtora de prédios. Ela constrói prédios residenciais no Rio de Janeiro. Os edifícios residenciais construídos podem utilizar materiais semelhantes, a mesma equipe e conceitos iguais, mas terão sempre algumas características diferentes uns dos outros, não é verdade?
    Mesmo que seja somente a localização diferente, algo sempre tornará aquele projeto distinto do anterior. Por isso, falamos que uma das características dos projetos é serem exclusivos.
    Agora vamos explicar melhor o que é PMBOK. Essa sigla representa um guia das melhores práticas da área de gerenciamento de projetos. Aborda diversos conhecimentos necessários para uma boa gestão de projetos e é utilizado por gestores dessa área. Atualmente, está na sua quarta edição (publicada em 2008), mas ainda encontramos questões de concursos que abordam sua terceira edição

  • Temos  que engolir né...Brigar com banca...Jamais!

    Mas PMBOK não é ferramenta não viu! È sim um manual ou guia.

    A publicação Guide to the Project Management Body of Knowledge (ou guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos) pode ser considerada como um divisor de águas na história da gestão de projetos. Mais conhecida como PMBOK, é de autoria do Project Management Institute (PMI) ou, mais precisamente, do PMI Standards Committee, o comitê de padronização do PMI.

    Por mais que tenha o objetivo de abranger os principais aspectos contidos no gerenciamento de um projeto, não deve ser confundido com metodologia. O PMBOK consiste, na verdade, em uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas.

  • questões assim nunca caem na minha prova mds 

  • PMBOK - GUIA - Descritivo: Apresenta várias ferramentas e técnicas a serem utilizadas, mas não especifica quais informações devem ser registradas. Orientado ao processo. Responsabilidade do projeto: gerente de projetos. Americana.

    Estrutura: Áreas de conhecimento (10); Grupos de processos (5); Processos (47)

    Principais certificações realizadas pelo PMI são: PMP (Project Management Professional), e CAPM (Certified Associate in Project Management).

    PRINCE 2 - MANUAL - Prescritivo: Apresenta várias ferramentas e técnicas a serem utilizadas e especifica quais informações devem ser registradas e quem é responsável por fazê-lo. Orientado ao produto. Responsabilidade do projeto: Conselho Diretor (acima do gerente de projetos). Inglesa.

    Estrutura: Princípios; Temas; Processos; Adequação do ambiente do projeto.

    Principais certificações da Axelos são: PRINCE 2 Foundation, e PRINCE 2 Practitioner