SóProvas


ID
2443579
Banca
INAZ do Pará
Órgão
DPE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é a maneira como costumeira ou tradicionalmente as pessoas se comportam nas organizações, como pensam e como agem de maneira informal.
Ao observar os três níveis da cultura organizacional verificase um nível que define as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem, que é o nível:

Alternativas
Comentários
  • Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

  • Os três níves da cultura organizacional

    Artefatos: Primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São os produtos, serviços, estruturas, comportamentos, etc., facilmente observáveis em uma organização, assim como símbolos, histórias, heróis, cerimônias.

    Valores compartilhados: Segundo nível da cultura. São os valores aceitos e que justificam a maneira de agir dos colaboradores, ou seja, as razões pelas quais elas fazem o que fazem

    Pressuposições básicas: Terceiro nível da cultura, o menos visível, mais íntimo e oculto. Representam as crenças inconscientes, os sentimentos e as percepções dos colaboradores. São elementos que sequer precisam ser formalizados ou expressados para determinarem a maneira das pessoas agirem. 

    Gabarito: B.

    Sobre as demais alternativas:

    Comportamento Organizacional e Pressuposições Organizacionais não são níveis da cultura. Em uma análise mais forçada, a depender do contexto do examinador, "pressuposições organizacionais" poderia ser utilizado como sinônimo de pressuposições básicas, o que, no entanto, não traria prejuízo para o gabarito da questão, o qual se referenciou especificamente aos valores compartilhados.

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre os níveis da cultura organizacional. Sabendo disso, vejamos qual das alternativas apresenta o nível que define as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem.

    A cultura organizacional é um sistema repleto de significados, que determinam como os funcionários agem entre si, dentro da organização, e como agem (como indivíduos representantes de determinada organização ou grupo) diante de outras pessoas ou corporações externas. A cultura organizacional pode ser definida como um sistema compartilhado de significados em uma organização. 

    Schein leciona que qualquer cultura tem um nível mais visível, bem como mais profundo. Ele descreve os seguintes, do mais visível ao mais profundo:

    • 1) ARTEFATOS: são os aspectos mais fáceis de identificar, representados por aquilo que se vê, ouve e sente.

    • 2) VALORES COMPARTILHADOS: são responsáveis pela definição do porquê as pessoas fazem o que fazem na organização, envolvem estratégias e objetivos.

    • 3) PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Referem-se aos pensamentos, sentimentos e crenças dos indivíduos. são elementos subjetivos (mais difíceis de identificar) que motivam sua ação. 

    Tendo as informações acima como base, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.