SóProvas


ID
2443585
Banca
INAZ do Pará
Órgão
DPE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A burocracia se configura em uma organização que é baseada em uma legislação própria que define as normas e regulamentos que amparam seus procedimentos, suas rotinas funcionais, podendo ser no setor público ou privado.
Conforme o conceito de Max Weber a burocracia apresenta 10 (dez) características, sendo uma delas:

Alternativas
Comentários
  • Características da Burocracia

     

    Características (Weber)

     

    Caráter legal das normas e regulamentos: baseada em legislação própria. Regras e normas previamente estabelecidas;

     

    Caráter formal das comunicações: por escrito, para registrar os fatos;

     

    Caráter racional e divisão do trabalho: voltada para a eficiência da organizações. Ha uma clara distinção das atribuições de cada cargo;

     

    Impessoalidade das relações: relações se dão entre cargos, não entre pessoas;

     

    Hierarquia e autoridade: top-down;

     

    Rotinas e procedimentos padronizados: o ocupante de um cargo faz tarefas pré-estabelecidas;

     

    Competência técnica e meritocracia: escolha baseada no mérito e na competência técnica, não em preferências pessoais;

     

    Especialização da administração: separa a propriedades (meios de produção) e a administração (corpo diretivo);

     

    Profissionalização dos participantes: os funcionários são profissionais especializados, que ocupa um cargo;

     

    Completa previsibilidade do funcionamento: comportamento dos membros perfeitamente previsível, de acordo com as normas pré-estabelecidas.

     

    Disfunções da Burocracia (Merton)

     

    Internalização das regras e apego aos regulamentos: falta de flexibilidade;

     

    Excesso de formalismo e de papelório;

     

    Resistência às mudanças: acomodação;

     

    Despersonalização do relacionamento;

     

    Categorização como base do processo decisório: quem toma a decisão é quem possui o cargo competente, independente do conhecimento necessário no assunto;

     

    Super conformidade às rotinas e aos procedimentos: regras absolutas, independentes dos resulto e consequências. Limitação de criatividade;

     

    Exibição de sinais de autoridade: uso intenso de símbolos de poder;

     

    Dificuldade no atendimento à clientes e conflitos com o público: ignora as necessidades do público, todos são atendidos de forma padronizada.

     

     

    okconcursos

  • QUE BANCA. PARECE O DESGOVERNO ATUAL

  • A burocracia apresenta as seguintes características17 principais:
    • Caráter legal das normas: nas organizações burocráticas, o poder decorre da norma legal. As normas e regulamentos escritos de forma exaustiva definem, antecipadamente, o seu funcionamento padronizado.
    • Caráter formal das comunicações: nas organizações burocráticas, a comunicação é realizada por escrito e de forma exaustiva: ao mesmo tempo em que os textos formais escritos asseguram a interpretação unívoca das comunicações, a forma exaustiva compreende todas as áreas da organização.
    • Caráter racional e divisão do trabalho: nas organizações burocráticas, a divisão do trabalho é horizontal e feita de forma racional, com vistas a assegurar a eficiência e o alcance dos objetivos; cada componente tem atuação restrita às tarefas vinculadas ao seu cargo, que, por sua vez, encontram-se descritas de forma clara, precisa e exaustiva.
    • Hierarquia da autoridade: nas organizações burocráticas, a estrutura é vertical e com muitos níveis hierárquicos; as chefias das áreas/departamentos/seções seguem uma escala em que a autoridade de cargo inferior obedece à autoridade de cargo superior. As regras definem a forma de contato entre a autoridade inferior e a superior, a fim de garantir a unidade de comando e evitar atritos de autoridade.
    • Rotinas e procedimentos padronizados: nas organizações burocráticas, o ocupante de cargo guia-se por regras e normas técnicas claras e exaustivas, com vistas ao alcance dos objetivos definidos pela organização.
    • Impessoalidade nas relações: nas organizações burocráticas, a contratação de servidores e a distribuição de tarefas é feita de forma impessoal; as pessoas são consideradas apenas pelos cargos ou funções que exercem, e os subordinados não obedecem a uma determinada pessoa, mas ao ocupante do cargo.
    • Competência técnica e meritocracia: nas organizações burocráticas, a contratação de pessoal se dá mediante critérios racionais de competência ou classificação em concursos (e não segundo critérios pessoais), e a promoção é por mérito e baseada no desempenho.

  • • Especialização da administração: nas organizações burocráticas, há uma clara distinção entre o público e o privado; entre o político e o administrativo; entre a propriedade pública e a propriedade pessoal. Os dirigentes não são os donos do negócio, e o funcionário não pode se apossar do cargo, nem tê-lo como sua propriedade.
    • Profissionalização dos funcionários: nas organizações burocráticas, a administração é profissional. O funcionário burocrata é um especialista, e administrar é sua profissão. Os membros da organização são profissionais especializados nas atividades que exercem; recebem salários e constroem sua carreira ao longo dos anos.
    • Previsibilidade de funcionamento: nas organizações burocráticas, as normas e os regulamentos escritos e exaustivos preveem antecipadamente as possíveis ocorrências e padronizam a execução das atividades – o que assegura a completa previsibilidade de comportamento de seus membros.
    Atenção 1 → Na administração burocrática, a hierarquia é vertical, pois apresenta vários níveis hierárquicos, mas a divisão do trabalho é horizontal, por funções.
    Atenção 2 → É normal as bancas mencionarem apenas algumas características para definir a burocracia, como: poder racional-legal, profissionalização, hierarquia, impessoalidade e formalismo.
    A teoria burocrática foi amplamente aceita na época e muitas de suas características foram vantajosas para as organizações: a racionalidade, a hierarquia, a existência de regras claras e normas de conduta, a profissionalização, o poder legal. Uma vez aplicada, isso deveria ser suficiente para garantir o cumprimento das regras, que, por sua vez, deveriam gerar eficiência. Para Robert Kaplan (1966), “o principal mérito da burocracia está na sua eficiência técnica, devido à ênfase que dá a precisão, rapidez, controle técnico, continuidade, discrição, e por suas ótimas quotas de produção”.
    A administração burocrática era considerada superior às demais formas de administrar. Segundo Weber (1966),
    a fonte principal da superioridade da administração burocrática reside no papel do conhecimento técnico que, através do desenvolvimento da moderna tecnologia e dos métodos econômicos na produção de bens, tornou-se totalmente indispensável, indiferente que o sistema seja capitalista ou socialista. A burocracia tem um papel central na sociedade como elemento fundamental de qualquer tipo de administração de massa. A burocracia é superior em saber, tanto o da técnica quanto o dos fatos concretos, o que normalmente é privilégio de empresa capitalista.

  • Gab: C : Especialização da Administração

    Fiquei na dúvida entre a alternativa A e a C, mas acabei optando pela C.

  • Alguém saberia explicar o erro da A e da B?

  • Todas estão corretas. Meu Deus!

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos modelos de administração pública, sendo mais especificamente cobrado o modelo burocrático.

    Diante disso, vamos a uma breve contextualização do modelo burocrático.

    O Estado patrimonial (patrimonialismo) foi o primeiro modelo de administração pública e sua principal característica é a confusão entre bem público e bem pessoal, pois neste modelo tudo que pertencia ao Estado, pertencia ao príncipe também. Lado outro, na burocracia há clara distinção entre bem público e privado.

    A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal.

    Neste sentido, a Teoria Burocrática apresenta as seguintes características: 

    1. Caráter legal das normas e regulamentos.

    2. Caráter formal das comunicações.

    3. Caráter racional e divisão do trabalho.

    4. Impessoalidade nas relações.

    5. Hierarquia de autoridade.

    6. Rotinas e procedimentos padronizados.

    7. Competência técnica e meritocracia.

    8. Especialização da administração.

    9. Profissionalização dos participantes.

    10. Completa previsibilidade do funcionamento.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    A) Erradopois a alternativa não especificou corretamente a característica que é o Caráter legal das normas e regulamentos, faltando a menção aos regulamentos.

    B) Errado, pois a alternativa não especificou corretamente a característica que é o Caráter racional e divisão do trabalho, faltando a menção correta a divisão do trabalho.

    C) Certo, pois a alternativa especificou corretamente a característica da burocracia que é a especialização da administração.

    D) Errado, pois a alternativa não especificou corretamente a característica que é a competência técnica e meritocracia, uma vez que faltou a menção a meritocracia na alternativa.

    E) Errado, pois a alternativa não especificou corretamente a característica que é a hierarquia de autoridade e não hierarquia nas relações como afirmou a alternativa.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • o pior é o comentário do professor concordando com a banca kkkk me poupe QC