SóProvas


ID
2444728
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere duas populações de uma espécie de mamífero. Na população I os animais têm coloração da pelagem clara e habitam ambientes de campo aberto. Na população II eles têm coloração escura e habitam ambientes de floresta densa. O gene F é responsável pela coloração da pelagem nessa espécie de mamífero. O alelo F (completamente dominante) confere coloração escura, e o alelo f (recessivo), coloração clara. Nesse sentido, a seleção natural sobre essas populações é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Na seleção disruptiva os indivíduos heterozigotos da população tendem a desaparecer, restando apenas os indivíduos com genótipos homozigotos, deixando duas populações distintas que podem se tornar tão diferentes ao longo do tempo que podem originar duas espécies diferentes, caracterizando a especiação.

    A seleção direcional favorece um único fenótipo e nesse tipo de seleção o alelo mais vantajoso aumenta de freqüência, ao longo das gerações a seleção direcional age sobre fenótipos homozigotos.

    Seleção estabilizadora ou purificante, é um tipo de seleção natural em que a diversidade genética diminui quando a população estabiliza num valor de determinada característica em particular. Este tipo de seleção tende a manter a população constante ao longo do tempo.

    Veja que a questão cita duas populações distintas, uma clara outra escura, ou seja, seleção disruptiva, ff e FF.

  • A questão aborda um típico caso no qual as populações puras se beneficiam em detrimento dos perfis heterozigotos. Trata-se da seleção natatural disruptiva.