-
Gerencialismo
Como o modelo burocrático possui foco nos procedimentos, a missão básica de servir a sociedade acabou sendo perdida. Com o aparecimento das disfunções da burocracia, surgiu a necessidade de um novo modelo para ser utilizado na Administração Pública. Dessa forma, o gerencialismo emergiu com o foco do controle voltado para os resultados, isto é, a posteriori
Este modelo procura comparar o cliente da administração empresarial com o usuário do serviço público. Ou seja, não basta a Administração Pública executar suas tarefas conforme normas e procedimentos. É necessário saber se a população, usuária dos serviços públicos, está satisfeita com os serviços que estão sendo prestados.
Algumas das características do gerencialismo são:
accountability: prestação de contas dos governantes sobre o seu próprio desempenho;
transparência: clareza nos procedimentos adotados;
participação popular / controle social;
criação de regimes temporários de emprego;
flexibilização do direito administrativo;
competição administrada: esta ideia diz respeito a "simular" um ambiente de competição para que melhores resultados sejam obtidos. Por exemplo: liberar mais recursos para organizações com melhores desempenhos, de acordo com indicadores pré-estabelecidos.
http://www.adminconcursos.com.br/2014/08/introducao-administracao-publica.html
-
A – CORRETA – Accountability os seus representantes devem prestar contas à sociedade de seus atos.
B – CORRETA – Transparência é dar acesso para a sociedade de todos os atos e decisões públicas.
C – CORRETA – As soluções para melhorar a condição de governança seriam a participação popular, transparência e controle social: Obtendo-se garantia de mecanismos e instituições capazes de prover transparência, participação e controle social nas atividades prestadas pelo poder público.
D – ERRADA –
E – CORRETA - A flexibilização do direito administrativo está associado na descentralização do poder, que foi as PPP - PARCERIA PÚBLICO -PRIVADA, existindo dois tipos a PPP Administrativa e a PPP Patrocinada. No caso da primeira, o próprio setor público será o usuário. Portanto, a remuneração da entidade privada virá exclusivamente paga pela administração pública. Já na concessão patrocinada, existe a possibilidade de cobrança de valores através da tarifa pública (como ocorre com os pedágios nas estradas). Com isso o Estado consegue viabilizara construção e gestão de uma rodovia vicinal, por exemplo, sem necessitar executar diretamente o serviço.
Estratégia Concursos.
-
GABARITO: D
Algumas das características do GERENCIALISMO são:
A ) accountability: prestação de contas dos governantes sobre o seu próprio desempenho;
B ) transparência: clareza nos procedimentos adotados;
C )participação popular / controle social;
D ) criação de regimes TEMPORÁRIOS de emprego;
E ) flexibilização do direito administrativo;
competição administrada: esta ideia diz respeito a "simular" um ambiente de competição para que melhores resultados sejam obtidos. Por exemplo: liberar mais recursos para organizações com melhores desempenhos, de acordo com indicadores pré-estabelecidos.
A eficiência faz parte do gerencialismo, embora não seja inovação deste modelo. O gerencialismo inovou ao aumentar a preocupação com os conceitos de eficácia e efetividade. Segue uma breve ideia sobre cada um destes três conceitos:
Eficiência: uso adequado dos recursos disponíveis (já vem desde o modelo burocrático);
Eficácia: significa o grau de alcance dos resultados;
Efetividade: diz respeito aos impactos gerados para a sociedade.
-
D
-