SóProvas


ID
2445046
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em 1995, com a edição do plano diretor, deu-se início à implantação do chamado modelo gerencial no Brasil. Sobre a administração pública no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Na definição de Bresser Pereira, a Administração Pública Gerencial manifesta as seguintes características básicas:

    a) É orientada para os cidadãos e para a geração de resultados;

    b) Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos merecem grau limitado de confiança;

    c) Baseia-se na descentralização e no incentivo à criatividade;

    d) Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.

  • O trecho "com a utilização de ferramentas que consigam maximizar a riqueza do acionista"  não torna a alternativa A errada?

  • Esse "maximizar a riqueza do acionista" me confundiu...

  • Maximizar a riqueza do acionista???

    Alguém consegue fundamentar isto? por favor

  • GABARITO: LETRA A

    "O modelo gerencial, em sua fase inicialimplica em administrar a "res publica" de forma semelhante ao setor privado, de forma eficiente, com a utilização de ferramentas que consigam maximizar a riqueza do acionistaou a satisfação do usuário (considerando-se a realidade do serviço público)."

    Idalberto Chiavenato,  https://books.google.com.br/books?isbn=8535221549, 13/04/18

  • ...que consigam maximizar a riqueza do acionista... 

    ?????? alguém??

  • Foi um copia e cola MUITO FAIL do examinador.

     

    Como o amigo colou ali em cima , está a literalidade do Chiavenato , mas note que a questão da banca pergunta "Sobre a administração pública no Brasil, assinale a alternativa correta."

     

    Note que era para o examinador colar apenas a parte que diz sobre satisfação do usuário , pois é exatamente o que Chiavenato diz sobre o caso público.  Ele acabou colando o trecho todo , e incluiu também o foco do gerencialismo nas entidades privadas,o que torna a questão realmente errada , uma vez que o comando é bem claro no sentido de se tratar da administração pública no Brasil.

     

    Não tivemos na Administração Pública Brasileira o foco em tornar os acionistas mais ricos não .

  • Essa questão mostra o completo despreparo do elaborador!

  • O modelo gerencial, em sua fase inicial, implica em administrar de forma semelhante ao setor privado e de forma eficiente, com a utilização de ferramentas que consigam maximizar a riqueza do acionista ou a satisfação do usuário.

    O modelo gerencial, em sua fase inicial, caracteriza-se pela administração em utilizar ferramentas ou modelos que possam trazer satisfação aos usuários.

    Nesse modelo É adotada uma postura mais empresarial ou empreendedora, aberta a novas ideias e voltada para o incremento na geração de receitas e maior controle dos gastos públicos.

    Esse modelo passou a difundir que o Poder Público tem condições de dar à sociedade uma gama imensa de serviços públicos com qualidade, como a educação, a saúde e a segurança, pregando A FAVOR Das ideias e movimentos de privatização.

    O modelo gerencial buscou responder com agilidade e eficiência aos anseios da sociedade, que estava insatisfeita com os serviços públicos oferecidos na época.

  • como assim? a riqueza do acionista ou a satisfação do usuário.???????

  • A alternativa "A" menciona "riqueza do acionista OU a satisfação do usuário."

    No caso da administração pública, a satisfação do usuário.

    (Errei também, só entendi o gabarito depois...Avante!)

  • Gab A

    Confesso que fiquei entre a letra ''d'' e ''a''.

  • Gabarito A

    MODELO GERENCIAL

    A Administração Pública Gerencial está baseada nos valores de EFICIÊNCIA, EFICACIA, COMPETITIVIDADE.

    CARACTERÍSTICA

    o  Gestão por resultado(Controle a posteriori);

    o  Foco no cidadão;

    o  Descentralização administrativa e política - transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os modelos teóricos de administração pública. Em relação ao modelo gerencial, assinalemos a alternativa correta.

    A Administração Pública gerencia busca inspiração na administração de empresas privadas, sem, no entanto, com elas se com ela se confundir. Houve uma adaptação do da administração gerencial privada à realidade pública.

    A Administração Pública Gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, às funções econômicas e sociais do estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos expuseram os problemas associados ao modelo anterior (burocracia).

    A eficácia na administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumento da qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário, torna-se essencial. A reforma do aparelho do estado passa a ser orientada, predominantemente, por valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.

    Este modelo administrativo é um avanço, um rompimento com a Administração Pública Burocrática, o que não significa, porém, negação a todos os princípios burocráticos. Pelo contrário, o modelo gerencial apoia-se, até certo ponto, no modelo anterior, dela conservando alguns princípios fundamentais, como a admissão de pessoal segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença precípua entre um modelo e outro reside na forma de controle, que deixa de cair sobre os processos e passa a recair nos resultados.

    No modelo gerencial, a estratégia é direcionada para definição precisa dos objetivos que o administrador deverá obter em sua unidade. Numa estrutura gerencial, a descentralização e a redução de níveis hierárquicos tornam-se essenciais, além, é claro, da garantia de autonomia que o gestor recebe para gerir os recursos humanos, materiais, financeiros e quaisquer outros que forem colocados à sua disposição; adicionado a isso, existe também a prática da competição administrativa no interior do próprio Estado, sempre que for possível estabelecer concorrência entre unidades internas.

    O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado afirma que a administração gerencial configura um rompimento com a administração burocrática, afirma também que, em muitos pontos, não se diferencia dela. E é verdade, rompe com o que é contrário e não se diferencia dos pontos com os quais concorda.

    Podemos dizer que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). Disponível em: <https://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf> Acesso em: 26/10/2021.

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.