ALTERNATIVA A. Errada. O feedback ajuda a sanar problemas tanto da forma de comunicação oral quanto na forma de comunicação escrita
ALTERNATIVA B. Errada. Não necessita ser “cara a cara” muito menos tem objetivo de deixar o receptor em uma zona de ambiguidade e indecisão.
ALTERNATIVA C. Certo. O feedback faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendida inicialmente. Ele determina se a compreensão foi ou não obtida.
ALTERNATIVA D. Errado. Acontece em todos os níveis da organização (estratégico, tático e operacional).
ALTERNATIVA E. Errado. É uma constante nas organizações e é fundamental para a comunicação.
Quer relembrar as etapas do processo de comunicação?
O processo de comunicação descrito por Robbins (2006) diz que a fonte inicia a mensagem pela codificação de um pensamento. A mensagem é o produto físico codificado pelo emissor. Quando falamos, a fala é a mensagem. Quando escrevemos o texto escrito é a mensagem. Quando gesticulamos, os movimentos de nossos braços e as expressões em nosso rosto são a mensagem. O canal é a mídia por onde a mensagem viaja. Ele é selecionado pelo emissor, que deve determinar qual canal é formal e qual é informal. Os canais formais são estabelecidos pela organização e transmitem mensagens que se referem às atividades relacionadas com o trabalho de seus membros. Tradicionalmente, eles seguem a rede de autoridade dentro da organização. Outras formas de mensagem, como as pessoais ou sociais, seguem os canais informais na organização. Estes canais informais são espontâneos e surgem como resposta às escolhas individuais. O receptor é o sujeito a quem a mensagem se dirige. Antes que a mensagem recebida, seus símbolos precisam ser traduzidos em forma que possa ser compreendida pelo receptor. Isso é a decodificação da mensagem. O ruído é composto pelas barreiras à comunicação que distorcem a clareza da mensagem. Exemplo de possíveis fontes de ruído incluem problemas de percepção, excesso de informações, dificuldades semânticas ou diferenças culturais. O elo final do processo de comunicação é o círculo de feedback. O feedback faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendida inicialmente. Ele determina se a compreensão foi ou não obtida.
O Feedback pode ser de quatro tipos:
Feedback positivo: tem por objetivo estimular a repetição de determinado comportamento desejável.
Feedback insignificante: trata-se de feedback vago e genérico, cujo objetivo não fica claro para a pessoa que o recebe.
Feedback ofensivo: feedback que desqualifica o indivíduo. É capaz de comprometer de forma severa as relações e pode provocar efeitos adversos à saúde das pessoas que o recebem.
Feedback corretivo: tem o objetivo de corrigir um comportamento inadequado. Cabe ao indivíduo saber realizá-lo com adequação para que produza os resultados almejados.
Gabarito: C