SóProvas


ID
2445358
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A elaboração de projetos na empresa é também responsabilidade do pedagogo empresarial. Esses projetos devem partir de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    O que é Gerenciamento de Projetos?

    Mais especificamente, o que é um projeto? é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.

    Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.

    E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.

    O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos.

    E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.

    O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.

    Ele sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX.

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) identifica seus elementos recorrentes:

    Os grupos de processos do gerenciamento de projetos são 5:

    Início

    Planejamento

    Execução

    Monitoramento e Controle

    Encerramento

    O conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de dez áreas:

    Gerenciamento da Integração

    Gerenciamento de Escopo

    Gerenciamento de Custos

    Gerenciamento de Qualidade

    Gerenciamento das Aquisições

    Gerenciamento de Recursos Humanos

    Gerenciamento das Comunicações

    Gerenciamento de Risco

    Gerenciamento de Tempo

    Gerenciamento das Partes Interessadas

  • Nosso modelo de Plano de Projeto é estruturado a partir de três componentes básicos: Escopo, Plano de Ação e Plano de Controle e Avaliação, sendo que o escopo é tomado como referência para a elaboração do Plano de Ação e do Plano de Controle e Avaliação (...)

     

    O escopo é, portanto, um componente do plano de projeto que deve responder às seguintes questões:

    - De que trata o projeto? Qual situação, problema ou necessidade que deu origem ao projeto?

     

    Trabalhando com projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais
    Por Dácio G. Moura, Eduardo F. Barbosa

     

    https://books.google.com.br/books?id=W9Q5DwAAQBAJ&pg=PT55&lpg=PT55&dq=o+projeto+%C3%A9+uma+a%C3%A7%C3%A3o+destinada+a+uma+situa%C3%A7%C3%A3o+problema+ou+necessidade&source=bl&ots=CB8DRcZNRP&sig=EQYN5AwPxYDl7yJSE5oOrySmiJo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiWnoTJl4zXAhXBf5AKHVK8AOkQ6AEILTAB#v=onepage&q=o%20projeto%20%C3%A9%20uma%20a%C3%A7%C3%A3o%20destinada%20a%20uma%20situa%C3%A7%C3%A3o%20problema%20ou%20necessidade&f=false

     

  • O que se pode observar claramente é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos. Cabe a este profissional provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se mantém com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucratividades. No momento que surge uma necessidade não atendida, aparece uma situação-problema que precisa ser resolvida e surge a necessidade de uma Metodologia de Diagnóstico de Situações (MDS), que irá proceder o diagnóstico da situação-problema e a definição das ações em um plano estratégico, culminando em um projeto para a sua solução.

  • Esses projetos devem partir de


    E) um problema detectado na empresa. Essencialmente, o projeto é uma ação destinada a uma situação problema ou necessidade. CORRETA