A questão pede a alternativa correta em relação à origem da síndrome de Burn Out.
A síndrome de Burn Out ou síndrome do esgotamento é uma doença psicológica crônica que surge possui por influência direta das condições no trabalho. Logo, ela está intimamente ligada às condições de trabalho, tais como ambiente inseguro, cobrança exageradas de metas e prazos, sobrecarga de trabalho, espécie de trabalho, contato direto com pessoas que necessitam de cuidados e etc. A seguir veremos alguns detalhes sobre essa doença.
Manifestações da doença:
De acordo com Duran (2019), essa síndrome possui três dimensões:
- Exaustão emocional: que refletem o esgotamento físico e mental;
- Despersonalização: o profissional apresenta atitudes negativas em relação ao seu trabalho e preza pelo distanciamento.
- Diminuição de realização pessoal: sensação de insatisfação e de incompetência.
De acordo com o Manual do Procedimentos do MS (2001):
"A síndrome de burn out envolve atitudes e condutas negativas com relação aos usuários, aos clientes, à organização e ao trabalho, sendo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos prático."
Outros sintomas inespecíficos são: insônia, irritabilidade, tristeza, apatia, angústia, tremores, cansaço e inquietação, ansiedade e depressão.
Agora vamos analisar os itens trazidos pela banca:
A- CORRETA. "Pode decorrer de situações de assédio organizacional".
Sim, fatores como ambiente inseguro, cobrança exageradas de metas e prazos, sobrecarga de trabalho podem desencadear uma resposta ao estresse laboral crônico.
B- INCORRETA. "Atinge principalmente pessoas pouco propensas a assumir papéis de liderança e pouco focadas no alcance de metas".
Na realidade, as pessoas mais focadas em alcançar metas e que são cobradas para isso são as mais propensas.
C- INCORRETA. "Clinicamente pode se manifestar por excessivo controle emocional".
Na verdade, ela se manifestar mais comumente em trabalhadores com menor controle emocional.
E- INCORRETA. "Está associada à síndrome do stress pós-traumático".
O transtorno mental ou de comportamento associado à resposta tardia a um evento traumático é o estado de estresse pós- traumático. Burn-Out não se refere a um evento traumático específico e sim a uma reação ao estresse laboral crônico.
Bibliografia:
DURAN, CRISTIANA. Gestão de Pessoas. 2ª ed. Salvador. Juspodium. 2019
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças relacionadas ao Trabalho: Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A