SóProvas


ID
2449306
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Polissacarídeos são glicídios de longas cadeias constituídos pela união de muitos monossacarídeos, dentre eles destaca-se um tipo nitrogenado, presente no esqueleto dos insetos e nos tecidos dos animais, que funciona como uma cola que liga as células. Esses polissacarídeos são conhecidos, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • O amido é um homopolissacarídeo, o que significa que sua molécula é constituída de repetições de um único monômero. É um carboidrato de reserva energética nos tecidos vegetais.

     

    A celulose é um carboidrato do tipo polissacarídeo abundante nos vegetais e por isso, comum na natureza. Ela consiste até 50% da composição da madeira, o que confere rigidez para as plantas.

     

    A quitina é um polissacarídeo estrutural encontrado em abundância na natureza. Na natureza, a quitina é encontrada na parede celular dos fungos e no exoesqueleto dos artrópodes, ele confere proteção aos órgãos internos, suporte para o corpo e evita a perda de água. A quitina oferece proteção, suporte e sustentação ao corpo de insetos, através do exoesqueleto.

     

    O glicogênio é um homopolissacarídeo, o que significa que sua molécula é composta por monômeros de um mesmo monossacarídeo, no caso a glicose. Ele é o principal carboidrato de armazenamento energético nas células animais; nos vegetais é o amido.

  • Quitina única estrutural , entre as questões, encontrada nos tecidos animais. Ela tem função estrutural e constitui o principal componente da parede celular animal em fungos e dos exoesqueletos dos artrópodes por exemplo.

    A celulose é estrutural porém encontrada nas células vegetais, assim sobrando apenas QUITINA E ACIDO HIALURONICO.

    LETRA C

    APMBB