SóProvas


ID
2449309
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma molécula de proteína é formada pela união de aminoácidos, que apresentam em sua estrutura um grupamento amina, um carboxila e um radical, representado pela letra R, que diferencia um aminoácido do outro. Esse radical tanto pode ser uma cadeia de carbono, quanto um simples átomo de

Alternativas
Comentários
  • Os aminoácidos são moléculas orgânicas que servem como unidade fundamental na formação de proteínas.

    Em sua estrutura molecular encontramos sempre um carbono central (C), chamado de α, ligado a um hidrogênio (H), a um grupo carboxila (COOH), a um grupo amina (NH2) e a um radical “R, que muda de aminoácido para aminoácido. É esse radical que determinará as características de um aminoácido e o diferirá um do outro. Esse radical tanto pode ser uma cadeia de carbono, quanto um simples átomo de H.

     

     

    Referências:  www.infoescola.com

    Alberts, B; et al. Fundamentos da Biologia Celular. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 56, 74, 75 p.

    Nelson, D. L; Cox, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5o ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 72-81 p.

  • A estrutura geral dos aminoácidos envolve um grupo amina e um grupo carboxilo, ambos ligados ao carbono α (o primeiro depois do grupo carboxilo). O carbono α também é ligado a um hidrogénio e a uma cadeia lateral, que é representada pela letra R. O grupo R determina a identidade de um aminoácido específico.  Esse radical tanto pode ser uma cadeia de carbono, quanto um simples átomo de H. Quando o átomo de hidrogênio constitui o radical R, forma-se o aminoácido Glicina.

     

    fonte: wiki

  • Amina(-NH)+ grupo carboxílico (-COOH)

  • É o Aminoácido Glicina