-
b) Os pronomes de tratamento exigem o verbo na terceira pessoa, embora se refiram à segunda pessoa do discurso: Vossas Excelências não devem ficar surdos à voz do povo nas ruas.
-
GABARITO B
a) Quando apassivado pelo pronome apassivador se, o verbo concorda com o sujeito: De longe OUVIAM-SE as vozes dos manifestantes contra as ações dos políticos.
c) Quando indica tempo e distância, o verso ser concorda com o predicativo: Ela vislumbrou que, do chão ao teto, SÃO cinco metros.
d) O verbo haver com o sentido de existir é impessoal, fica na terceira pessoa do singular: Naquele período, HOUVE muitas brigas e discussões tanto na Câmara quanto no Senado.
_________________________________________________
No caso de o sujeito aparecer representado por expressões que indicam porcentagens, o verbo concordará com o numeral ou com o substantivo a que se refere essa porcentagem:
Porcentagem + substantivo
a) Porcentagem + Substantivo, sem modificador da porcentagem: Facultativamente o verbo poderá concordar com o número referente à porcentagem ou com o substantivo.
1% da turma estuda muito.
1% dos alunos estuda / estudam muito.
10% da turma estuda / estudam muito.
10% dos alunos estudam muito.
b) Porcentagem + Substantivo, com modificador da porcentagem: O verbo concordará com o modificador, que pode ser pronome demonstrativo, pronome possessivo, artigo, etc.
Os 10% da turma estudam muito.
Aquele 1% dos alunos estuda mais.
-
Quando o sujeito é formado por numerais percentuais ou fracionários seguidos de uma especificação, o verbo poderá concordar tanto com o numeral quanto com a expressão especificativa.
Resumindo:
Número no singular + nome no singular ⇨ Verbo no singular
Número no singular + nome no plural ⇨ Verbo no singular ou no plural
Número no plural + nome no singular ⇨ Verbo no singular ou no plural
LIVRO NOVA GRAM DA LÍNG PORT PARA CONC - RODRIGO BEZERRA _2015 pagina 512
Wanderson Carneiro em relação a porcentagem existe essas duas possibilidades
-
Você tem razão Alexander Sabino. Já corrigi meu comentário. Valeu!!!
-
Na letra A o sujeito é: as vozes dos manifestantes contra as ações dos políticos ? Ou só "as vozes dos manifestantes"
-
GABARITO B
a) Quando apassivado pelo pronome apassivador se, o verbo concorda com o sujeito: De longe ouvia-se as vozes dos manifestantes contra as ações dos políticos.
As vozes eram ouvidas de longe.... - De longe ouviam-se as vozes dos manifestantes...
b) Os pronomes de tratamento exigem o verbo na terceira pessoa, embora se refiram à segunda pessoa do discurso: Vossas Excelências não devem ficar surdos à voz do povo nas ruas.
Observe que não se trata de regra, mas da justificativa para o exemplo. Pois se no singular o pronome de tratamento o verbo fica na primeira pessoa.
Vossa Excelência não deve ficar surdo à voz do povo nas ruas.
c) Quando indica tempo e distância, o verbo "ser" concorda com o predicativo: Ela vislumbrou que, do chão ao teto, é cinco metros.
Ela vislumbrou que são cinco metros do chão ao teto -> Só é colocar na ordem direta
d) O verbo haver com o sentido de existir é impessoal, fica na terceira pessoa do singular: Naquele período, houveram muitas brigas e discussões tanto na Câmara quanto no Senado.
Naquele período, houve...Se é impessoal não se flexiona
Em tempo, errei pois procurei chifre em cabeça de cavalo.
-
A - Falsa (OUVIAM-SE)
B - Verdadeira
C - Falsa (SÃO)
D - Falsa (HOUVE)
Gabarito B
-
Pra mim o enunciado dessa QUESTÃO está ERRADO.
1° - Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem, o verbo deve concordar com o número expresso na porcentagem, como no trecho apenas 10% das vítimas vençam tudo isso. ERRADO.
O verbo VENÇAM não está concordando com a PORCETAGEM e sim o com o SUBSTANTIVO vítimas. Segue abaixo a regra:
--> Sujeito formado por expressão que indica PORCETAGEM seguida de substantivo. O verbo deve concordar com o substantivo.. Exemplo:
51% do orçamento deve detinar-se à Educação. (verbo) DEVE está concordando com (substantivo) orçamento.
OBS: se a expressão que indica PORCETAGEM não é seguida de substantivo: O verbo DEVE concorda com o NÚMERO.
Ex: 40% querem a mudança.
POR ESSE MOTIVO DEVERIA SER ANULADA A QUESTÃO.
Portanto, A LETRA B está CORRETA.. Quando o SUJEITO é um PRONOME DE TRATAMENTO o verbo fica na 3° PESSOA, podendo ser SINGULAR/PLURAL.
-
Sujeito:As vozes dos manifestantes.
-
a) Quando apassivado pelo pronome apassivador se, o verbo concorda com o sujeito: De longe ouvia[m]-se as vozes dos manifestantes contra as ações dos políticos.
b) Os pronomes de tratamento exigem o verbo na terceira pessoa, embora se refiram à segunda pessoa do discurso: Vossas Excelências não devem ficar surdos à voz do povo nas ruas.
c)Quando indica tempo e distância, o verbo ser concorda com o predicativo: Ela vislumbrou que, do chão ao teto, é [são] cinco metros.
d) O verbo haver com o sentido de existir é impessoal, fica na terceira pessoa do singular: Naquele período, houveram [Houve] muitas brigas e discussões tanto na Câmara quanto no Senado.
-
Gabarito letra B para os não assinantes.
A)Quando apassivado pelo pronome apassivador se, o verbo concorda com o sujeito: De longe ouviaM-se as vozes dos manifestantes contra as ações dos políticos.
B) Os pronomes de tratamento exigem o verbo na terceira pessoa, embora se refiram à segunda pessoa do discurso: Vossas Excelências não devem ficar surdos à voz do povo nas ruas.GABARITO
C) Quando indica tempo e distância, o verso ser concorda com o predicativo: Ela vislumbrou que, do chão ao teto, é (SÃO) cinco metros.
D) O verbo haver com o sentido de existir é impessoal, fica na terceira pessoa do singular: Naquele período, houveram (houve)muitas brigas e discussões tanto na Câmara quanto no Senado.