Tabela de temporalidade: Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência (do arquivo corrente para o intermediário), recolhimento (dos arquivos corrente e intermediário para a guarda permanente), descarte ou eliminação de documentos.
Plano de classificação: Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.
Código de classificação: Código derivado de um plano de classificação.
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005)
Resposta Letra B
Vamos analisar item a item:
I - A tabela de temporalidade tem a função de determinar os prazos de guarda e destinação de documentos. Para recuperação de documentos devem ser utilizadas ferramentas específicas de protocolo. FALSO
II - O código de classificação é ferramenta que demonstra a interligação e organização lógica dos documentos. Com base nas informações desta ferramenta é possível desenvolver muitas outras atividades, como a avaliação, o armazenamento, transferência, etc. VERDADEIRA
III - Como antes, a única função da tabela de temporalidade é definir prazos de guarda e destinação de documentos. Para organização física pode ser utilizado o código de classificação. FALSO
IV - Novamente, a única função da tabela de temporalidade é definir os prazos de guarda e destinação dos documentos. VERDADEIRA.
V - Os critérios para eliminação de documentos, especialmente o tempo, são definidos pela tabela de temporalidade. FALSO
Portanto a sequencia correta é: F, V, F, V e F.
Gabarito do professor: Letra "B"
(F) A Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo, por meio de códigos pré-definidos, viabiliza a recuperação dos documentos.
A Tabela de temporalidade e a Destinação de Documentos de Arquivos são instrumentos de destinação, o que viabiliza a recuperação dos documentos é Código de Classificação estabelecido previamente no Plano de Classificação.
(V) O Código de Classificação de Documentos facilita as atividades como avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso.
O Código de Classificação define a organização física dos Documentos de Arquivos, assim, o Código facilita as atividades mencionadas pois é por meio dele que se saberá a localização física, além disso, o Código de Classificação dá uma espécie de prévia da informação contida nos Documentos.
(F) A Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo auxilia na definição da organização física dos documentos arquivados.
A Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo são instrumentos de destinação, é o Código de Classificação que define a organização física dos Documentos.
(V ) A Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo determina a validade dos documentos durante o seu ciclo de vida.
Exato. Vale ressaltar que a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo são aplicados na fase Corrente e Intermediária, não há que se falar em prazos e ciclo de vida de Arquivo Permanentes, pois uma vez adquirido esse status são inalienáveis e imprescritíveis.
( F) O Código de Classificação de Documentos estabelece os critérios para eliminação dos documentos.
O Código de Classificação de Documentos define a organização física dos Documentos.